Principais Receitas

Yakisoba

yakisoba

Prato asiático mais conhecido no Brasil, o Yakisoba já é sucesso por aqui e está no cardápio das famílias e dos restaurantes e food trucks país afora.

Não é difícil entender o sucesso – um prato feito com ingredientes do dia-a-dia e técnicas fáceis, que leva macarrão, vegetais e proteínas banhados em um molho doce e frutado. Para melhorar, o prato ainda é democrático e fácil de personalizar com quaisquer vegetais ou proteínas que você tenha em mãos. Deu água na boca? Então prepare o mise en place e fique de olho nas dicas.

Use uma panela grande

O prato tem muitos vegetais, além do macarrão e da proteína e é importante que você tenha um bom espaço para cozinhá-los, como uma frigideira ou uma grande wok, para que todos os ingredientes tenham contato com a superfície quente.

Ordem de cozimento

Um bom Yakisoba tem textura crocante e agradável nos vegetais, por isso é importante começar a fritar primeiro os vegetais mais duros e que demoram mais para cozinhar, antes de adicionar os ingredientes mais macios. Outro segredo do Yakisoba perfeito é fritar o macarrão, que deve ser preparado separadamente dos vegetais, para manter a crocância. “Soba” significa macarrão de trigo sarraceno e Yakisoba significa justamente “macarrão de soba frito”.

O molho é fundamental

Se dá para variar bastante nos vegetais, para o molho aposte na versão clássica com molho de soja (shoyu), óleo de gergelim e molho inglês para garantir ao prato o sabor tradicional oriental.

yakisoba caseiro

INGREDIENTES

1/2 repolho verde
1/2 pimentão vermelho
1 cebola grande
2 cenouras
1 brócolis
1 dedo de gengibre fresco
4 xícaras de acelga picada grossa
400gr de peito de frango
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
400gr de macarrão para yakisoba
1 colher (chá) de óleo de gergelim
1/4 xícara de molho de soja (shoyu)
1/4 xícara de molho inglês
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
sal e pimenta a gosto
gergelim torrado (opcional)
cebolinha (opcional)

Antes de começar, prepare o frango e os vegetais. Descasque o gengibre com um descascador de vegetais ou com o lado de uma colher e rale-o fino. Descasque as cenouras e corte em tiras. Remova a parte central do repolho e corte em tiras finas. Corte a cebola e o pimentão em tiras finas e a acelga em pedaços grandes. Separe o brócolis em floretes e faça alguns cortes (sem deixar muito pequeno). Corte o frango em tiras médias e tempere com sal e pimenta.

Prepare o molho
Em uma tigela pequena, misture o molho de soja, o molho inglês, o amido de milho e o açúcar. Mexa até dissolver o açúcar. Reserve.

Com o mise en place pronto, é hora de cozinhar o macarrão. Na água fervente, adicione a massa e, com um pegador, mexa até ela se soltar. Uma grande quantidade de água, cerca de 2 litros, facilita a manipulação. Depois de cozido al dente, escorra, lave com água fria para interromper o cozimento e reserve.

Aqueça o óleo vegetal em uma frigideira grande ou wok em fogo médio-alto. Quando o óleo estiver quente, adicione o gengibre ralado, refogue de 30 segundos a um minuto. Adicione as tiras de frango e cozinhe até mudar de cor (cerca de cinco minutos). Assim que o frango estiver cozido, junte a cebola e refogue. Comece a adicionar os vegetais pela ordem de cozimento – do mais duro para o mais macio. Comece pela cenoura, deixando cozinhar por uns 2 minutos. Na sequência adicione o pimentão, o repolho e a acelga por último. Cozinhe até que eles estejam cozidos e al dente. Retire da panela e reserve.

Retorne a frigideira ou wok para o fogo, junte um pouco de óleo de gergelim e adicione o macarrão cozido e escorrido, mexa para desgrudar os fios e deixe fritar por 2 minutos, mexendo sempre para não grudar. Retorne os vegetais com o frango para a panela e acrescente o molho, mexendo bem para cobrir tudo. Aqueça apenas alguns segundos e sirva em seguida.

Dicas:
Use pequenos bowls para servir – fica uma graça!
Se quiser, finalize com gergelim ou cebolinha no prato.
Aposte na versatilidade! Para uma versão vegetariana, substitua a proteína por cogumelos. Nos vegetais, use o que tiver em mãos e experimente variações com brotos, como o de feijão. Na proteína, dê uma chance para cortes suínos, como lombo.
Se gostar de versões picantes, acrescente pimenta sriracha.

Previous Post
11 de março de 2021
Next Post
11 de março de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido