Bolos e Tortas Receitas

Torta de Maçã

torta_de_maca_classica

Muita gente pode se lembrar da clássica Torta de Maçã dos quadrinhos do Pato Donald, onde ela era a especialidade da vovó Donalda, que sempre a preparava e deixava esfriando na janela (e, claro, ela sempre desaparecia!), mas o fato é que essa é realmente uma receita ícone da culinária americana, com massa que derrete na boca e servida morna com uma bola de sorvete – uma delícia perfeita para o outono! O preparo é simples e o sucesso é garantido 😉

Comece pela massa

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de manteiga gelada em cubos
1/3 a 2/3 de xícara de água gelada

Em um bowl grande misture a farinha e o sal. Em seguida, acrescente a manteiga gelada cortada em cubos e misture com os dedos, formando um espécie de farofa, até que os pedacinhos de manteiga fiquem pequenos, mas não é necessário que eles se desfaçam completamente – a manteiga fria ajudará a deixar a massa crocante. Em seguida, misture a água gelada aos poucos, até que a massa comece a se unir. Comece com apenas algumas colheres de sopa de água e adicione mais conforme necessário. Quando a massa estiver pronta, divida-a em duas, modele-a em discos e leve à geladeira por uma hora ou mais.

Ingredientes para o recheio

1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de gengibre em pó
1/4 de colher de chá de noz-moscada ralada na hora
6 a 7 xícaras de maçãs descascadas, sem sementes, cortadas em fatias finas
(*certifique-se de usar uma maçã firme e crocante)
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de manteiga
1 clara de ovo grande
açúcar para polvilhar

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE CORTADORES

Coloque as maçãs cortadas em uma tigela com o suco de limão. Em um prato misture: os açucares com a farinha, canela, gengibre e noz-moscada. Em seguida, adicione essa mistura de açúcares às maçãs e misture bem.
O recheio está pronto!

Montagem da torta

Retire a massa da geladeira e coloque em uma superfície enfarinhada. Com um rolo de massa, comece a trabalhar a massa, do meio do disco até as bordas. Gire a massa de vez em quando para garantir a manutenção da forma circular. Abra a massa até que tenha cerca de 30cm de espessura e coloque na forma de torta, garantindo que fique um excesso de massa que será usada para fechar as bordas.

Em seguida, adicione mistura de maçã sobre a massa e cubra com o outro disco. Agora basta selar as pontas, formando uma dobra por toda a torta, apertando bem.

O próximo passo é fazer pequenas aberturas no topo da torta – isso ajudará a saída do vapor e evitará que a massa fique encharcada. Em seguida, bata a clara de ovo com uma colher de chá de água e com um pincel, passe a mistura por cima da torta – isso garante um brilho à massa! Por fim, polvilhe o açúcar.

Leve a torta ao forno 200ºC, na grade do meio, e asse por cerca de 40 minutos, até que a massa esteja dourada e o recheio borbulhante. Retire do forno e deixe esfriar, de preferência em uma grade. Sirva morna ou fria, como preferir.

torta_vovo_donalda
A torta de maçã da Vovó Donalda é um clássico da Disney

Você também vai gostar:
Torta Rústica de Pêssegos

Previous Post
15 de maio de 2020
Next Post
15 de maio de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts