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Substituições saudáveis

substituições saudáveis

Optar por substituições saudáveis ​​na preparação das refeições é uma ótima maneira de manter uma dieta saudável e balanceada sem sacrificar o sabor e o prazer da comida.

Algumas substituições simples de ingredientes podem ajudar a reduzir a quantidade de açúcar, sal, gordura e calorias que você consome. Substituir ingredientes que fazem parte do dia-a-dia pode parecer estranho no início, mas com o tempo seu corpo vai agradecer e você pode até acabar amando o novo sabor! Tentar algumas alternativas também pode ajudá-lo a diversificar sua rotina alimentar e alcançar uma dieta balanceada – essencial para fornecer todos os nutrientes de que seu corpo necessita. Dê uma olhada nesta lista de substituições de ingredientes que você pode tentar para dar um impulso saudável às suas refeições.

Integral

Substitua o pão branco, farinha, macarrão e arroz por versões integrais. Esses produtos contêm o grão inteiro e fornecem uma variedade de nutrientes importantes.

ghee

Manteiga

Purê de maçã sem açúcar E purê de abóbora podem substituir a manteiga em muitas receitas para ajudar a reduzir a quantidade de gordura saturada que você consome. Uma ótima opção também é o abacate – seja na torrada, no pão (experimente, o sabor é delicioso!) ou ainda em seus brownies. Sim, você pode substituir a manteiga em suas receitas assadas por abacate e você nem vai notar a diferença.

abacate

Também é possível substituir a manteiga por ghee, um tipo de manteiga clarificada com sabor aromático, porém discreto. Ela praticamente não contém caseína ou lactose e, portanto, é uma opção mais segura para pessoas com alergia ao leite ou intolerância à lactose. Substituir manteiga pelo ghee funciona melhor com itens cozidos a altas temperaturas e servidos quentes, como pães e biscoitos. No entanto, como o ghee fornece mais umidade, pode ser necessário alterar a quantidade de líquido e farinha nas receitas.

Ao contrário do azeite, que pode não ser adequado para uso em itens doces, o óleo de coco também é um bom substituto da manteiga porque retorna ao estado sólido à temperatura ambiente.

Outras substituições da manteiga que vai no pãozinho: queijo cottage, ricota, manteiga de amendoim e homus. Experimente!

Maionese e creme de leite

Que tal iogurte grego no lugar da maionese e do creme de leite? O iogurte grego é naturalmente ácido e com baixo teor de gordura. Esprema um pouco de limão no iogurte para inserir probióticos que auxiliam a digestão em suas refeições!

Vai usar maionese? Substitua por iogurte grego e você ficará surpreso com o quão semelhantes são as texturas. Para ganhar ainda mais sabor, adicione um pouco de alho, sal e ervas ao iogurte grego e você terá um molhinho para sanduíches que é muito melhor do que a maionese – mais saboroso e saudável.

Em muitas receitas também é possível substituir o creme de leite por iogurte grego, mas também é possível optar por leite desnatado ou com baixo teor de gordura para receitas de sopas à base de creme ou em receitas assadas, para reduzir calorias e gordura.

Menos açucar

Baunilha, noz-moscada e canela são ingredientes cheios de doçura. Use-os em combinação para diminuir a quantidade de açúcar que você normalmente usaria em uma receita – desta forma, você pode intensificar o sabor doce sem usar muito açúcar.

substituições saudáveis

Menos sal

Experimente ervas e especiarias frescas em vez de sa. Você vai deixar para trás o sódio e adicionar um novo sabor às suas refeições. Se você não pode usar ervas frescas, ervas secas e especiarias são ótimas alternativas.

Mais nutrientes

Troque a alface da salada por espinafre, rúcula, couve e agrião. Essas folhas verdes escuras contêm nutrientes importantes que não estão presentes nas folhas verdes mais claras.

Chocolate

Aposte nos nibs de cacau para saciar aquela vontade de chocolate. Optar por esses pedaços não processados ​​(ou menos processados) elimina os aditivos e o açucar, ao mesmo tempo que adiciona uma boa dose de antioxidantes.

Mude a chave para cozinhar

Use forno, grelha ou frigideira para fritar. Sim, frituras por imersão são deliciosas mas dispensar o banho de óleo por apenas um borrifo de azeite em uma grelha ou forno facilita o corte da gordura sem sacrificar o sabor.

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vapor

Cozinhar no vapor também é uma grande alternativa porque remove menos nutrientes dos vegetais. Enquanto a fervura pode sugar alguns dos melhores nutrientes (daí porque a água fica verde depois de ferver os brócolis por exemplo), o vapor mantém tudo no alimento e garante muito mais nutrição.

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