Ovos Receitas

Shakshuka

shakshuka

Shakshuka é uma comida de rua popular em Israel. Um prato simples e delicioso que leva basicamente tomate e ovos, mas que também surpreende pela versatilidade. Aqui, a receita inclui grão de bico e açafrão, que agregam ao prato mais camadas de sabor. Você pode reparar Shakshuka em sua frigideira Non Stick Le Creuset, que vai ao forno e garante ainda mais praticidade no preparo.

2 latas de grão de bico, escorridas
4 ovos
150g de tomates fatiados
1 cebola roxa cortada em fatias finas
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite
Um punhado de coentro fresco picado
1 pitada grande de cominho
Pitada de pimenta calabresa
Pitada de sumac (opcional)
Pitada de açafrão
2 colheres de sopa de iogurte natural
Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

Pré-aqueça o forno a 200°C.
Coloque o azeite na frigideira Non Stick Le Creuset e aqueça rapidamente em fogo baixo a médio. Junte a cebola, o alho e o cominho e frite até que as cebolas estejam macias, mas não douradas. Adicione o grão de bico e o açafrão à panela, mexa delicadamente para combinar os ingredientes e cozinhe em fogo médio para criar uma consistência de guisado. Adicione um pouco mais de água se a mistura estiver muito grossa. Verifique o tempero e acrescente um pouco de sal e pimenta-do-reino a gosto, se desejar.

Com as costas de uma colher grande, faça 4 pequenos buracos na mistura e quebre um ovo em cada um. Coloque a frigideira no forno pré-aquecido e leve ao forno até que os ovos estejam cozidos, mas as gemas ainda estejam um pouco moles (5-10 minutos). Salpique com o coentro, a calabresa e o sumac e acrescente os tomates fatiados. Termine com um fiozinho de iogurte por cima.

Dicas:
Tente outras variações de sabor: pimentão verde ou vermelho, bacon, hortelã, salsinha.
Sirva com torrada, pão pita ou faça sanduíches.
Antes de adicionar os ovos na frigideira, quebre-os em uma tigelinha ou xícara para ter certeza que nenhum deles esteja estragado.

Previous Post
25 de agosto de 2020
Next Post
25 de agosto de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts