Principais Receitas

Risoto de abóbora

risoto_abobora

O clima de outono pede pratos confortantes, cremosos e suculentos e um prato que atende todos estes requisitos e é perfeito para noites frias é o risoto. Preparado com arroz especial (arborio ou carnaroli), essa delícia tipicamente italiana é versátil e pode ser feita com diversos ingredientes – de vegetais a proteínas. O segredo está no caldo, preferencialmente caseiro, na qualidade dos demais ingredientes e no tempo – um bom risoto deve ser feito com calma!

A versão com abóbora tem resultado adocicado e cremoso, que ganha ainda mais sabor com a acidez do parmesão. Na hora de escolher a abóbora para a receita lembre-se que ela precisa ser firme e pesada – este é um sinal de que a polpa é úmida e macia. Prefira comprar abóboras inteiras ou cortadas pela metade. Evite as abóboras cortadas em pedaços e sem casca que serão menos saborosas.

Ingredientes

3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 1/2 xícaras de arroz arborio
1 cebola picada
600 g de abóbora (peso após descascar e retirar a semente), cortada em cubos pequenos
3 dentes de alho picados
1/4 de xícara de vinho branco seco
Aproximadamente 1 litro de caldo de legumes ou frango
1 xícara de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE RALADORES DE QUEIJO

Modo de preparo

Em uma panela derreta 1 colher de sopa de manteiga, adicione o alho e a cebola e cozinhe até a cebola ficar translúcida.
Adicione o arroz e mexa para que todos os grãos de arroz sejam revestidos com a manteiga.
Adicione o vinho branco e cozinhe até o líquido evaporar – cerca de 1 minuto. Adicione a abóbora e misture.
Abaixe o fogo e comece a incluir o caldo – uma concha de cada vez! Adicione o caldo, mexa e aguarde começar a secar para incorporar a próxima concha. Faça isso com todo o caldo ou até que o arroz esteja al dente e a abóbora cozida e cremosa. Desligue o fogo e adicione a manteiga restante e o queijo parmesão. Mexa bem para incorporar e sirva quente.

colheres e xicaras medidoras

Você também vai gostar:
Risoto de Moqueca

Previous Post
28 de maio de 2020
Next Post
28 de maio de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts