Receitas Vegetais

Ratatouille

ratatouille

Ratatouille é um dos muitos clássicos da cozinha francesa. A receita vem da Provence e é um típico exemplo de como a culinária mediterrânea consegue criar sabores incríveis com ingredientes simples e preparo descomplicado. Basicamente, a ratatouille mistura legumes com um saboroso molho de tomate e resulta em um prato colorido, saboroso e perfeito para variar o cardápio do dia-a-dia ou servir em uma ocasião especial.

Ingredientes

2 berinjelas grandes
6 tomates maduros
2 abobrinhas italianas
1 cebola roxa (opcional)
Sal e pimenta a gosto
azeite extra virgem quanto baste

Molho de Tomate

2 latas de tomate pelado
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão amarelo picado
sal e pimenta a gosto
8 a 10 folhas de manjericão fresco

ratatouille

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 190°C.

Corte a berinjela, o tomate, a abobrinha e a cebola em rodelas finas e reserve. Você pode facilitar o trabalho usando um cortador ou mandoline.

CLIQUE PARA VER NOSSA SELEÇÃO DE FATIADORES ESPECIAIS.

Preparando o molho
Aqueça o azeite em uma panela (ou frigideira que possa ir ao forno). Refogue a cebola, alho e o pimentão até ficar macio, cerca de 10 minutos. Tempere com sal e pimenta e adicione os tomates pelados ligeiramente esmagados. Misture bem. Retire do fogo e adicione o manjericão.
Se estiver usando uma frigideira que vai ao forno, basta começar a montar a ratatouille diretamente nela. Se estiver usando uma panela comum, transfira o molho para uma travessa, forrando com ele todo o fundo.
Disponha os legumes fatiados alternadamente (por exemplo, berinjela, tomate, abobrinha, cebola) por cima do molho, começando da borda até o meio da panela. Tempere com sal e pimenta e regue com azeite. Cubra a panela com papel alumínio e asse por 40 minutos. Descubra e asse por mais 15 minutos, até que os legumes estejam macios.

Sirva quente como prato principal ou acompanhamento. A ratatouille também fica excelente no dia seguinte – cubra com papel alumínio e re-aqueça em forno a 180°C por 15 minutos.

ratatouille
Super Dica:
A frigideira de ferro deixa o preparo ainda mais simples, sem sujar nenhuma outra panela ou travessa.
CLIQUE AQUI PARA VER NOSSA SELEÇÃO DE FRIGIDEIRAS DE FERRO

ratatouille
Quer uma opção cheia de charme? Monte a ratatouille em porções individuais utilizando cocottes e sirva como entrada. Uma graça!
CLIQUE E VEJA NOSSA SELEÇÃO DE COCOTTES.

Previous Post
30 de agosto de 2019
Next Post
30 de agosto de 2019

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts