Dicas

Qual a taça certa?

tipos de taças para vinho

Você sabia que além das temperaturas adequadas para servir, cada tipo de vinho requer um estilo diferente de taça para servir? Quer seja doce ou seco, branco ou tinto, robusto ou leve, o vinho requer procedimentos de serviço específicos para atingir todo o seu potencial de sabor – a taça certa valoriza e influencia na degustação dos distintos estilos, tirando o melhor de cada um deles.

Parece complicado? Fique tranquilo, a regra é simplificar. Comece abastecendo sua adega com os modelos que não podem faltar em sua casa, ou seja, aqueles para os vinhos que você mais gosta de beber ou bebe com maior frequência. Também vale a dica de ter em casa uma peça coringa, a chamada taça ISO (International Standards Organization), uma taça desenvolvida para degustações técnicas e que serve para qualquer vinho.

A anatomia das taças

Uma taça de vinho é composta por quatro partes – a base, a haste, o bojo e a borda. A base é o que dá estabilidade. A partir daí, a haste alonga o copo e oferece algo em que se segurar, sem aumentar a temperatura do vinho dentro da taça. Também evita que as impressões digitais fiquem no copo. No topo da haste está o bojo, indiscutivelmente a característica mais importante da peça. Deve ser grande o suficiente para girar confortavelmente o vinho sem derramar ou respingar e deve ser afunilado para reter e concentrar o aroma do vinho. A parte superior do bojo é onde fica a borda, mais afunilada para concentrar a dispersão dos aromas.

Vidro ou Cristal?

Você pode optar pelo cristal, cristal de vidro ou vidro. Em geral, o teor de chumbo do vidro determina se ela é classificada como vidro ou cristal. As taças de cristal tem até 24% de chumbo, o cristal de vidro vem com cerca de 10% e o vidro não tem. É o chumbo que garante taças mais finas, com mais leveza, delicadeza e sonoridade. O cristal também produz taças mais porosas, o que ajuda e melhora a experiência da degustação.
Ao decidir entre cristal e vidro, considere o ambiente em que a taça será usada e a dinâmica da lavagem – nada impede que você tenha as duas opções e use-as de acordo com a ocasião.

taças schott
Você conhece as taças Schott Zwiesel?
Confeccionadas em Tritan, cristal sintético de altíssima resistência e qualidade, são ideais para uso no dia a dia ou em ocasiões especiais. A alemã Schott Zwiesel é referência mundial em taças e copos feitos em Tritan®. Todas as peças oferecem os melhores resultados para os mais exigentes públicos: enólogos que buscam o máximo a transparência do material, comensais que valorizam a finura e o toque de cristal da peça e badalados restaurantes e hotéis, que necessitam utensílios que resistam a choques, uso contínuo e à máquina de lavar louça. Toda esta tecnologia e performance estão aliadas a um design inteligente, que alia beleza e performance em uma linda peça. Para completar, a tecnologia Tritan® é ecologicamente correta: a substituição do chumbo por titânio e zircônio promove não apenas uma peça mais resistente como também causa menos impacto no planeta.

TAÇAS DE VINHO TINTO

Por serem mais complexos em aroma e sabor, os tintos demandam espaço para respirar – daí o motivo de o corpo da taça ser maior. Separamos os dois modelos principais, Bordeaux e Borgonha – a denominação se deve ao estilo consagrado das regiões francesas.

Bordeaux

Mais alta, com bojo largo. A altura do copo cria distância entre o vinho e a boca, o que permite que o etanol se dissipe no nariz, permitindo que mais oxigênio amoleça os taninos (os taninos contribuem para o amargor do vinho). Direciona o vinho para o fundo da boca, minimizando o amargor e maximizando o espectro de sabor.
Tipo de vinho: vinhos tintos encorpados e mais pesados ​​com taninos elevados, como os blends de Bordeaux, Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Malbec.

Borgonha
Mais larga do que o modelo Bordeaux, com a parte superior mais estreita direciona o vinho para a ponta da língua, permitindo que se detecte nuances de sabor. O bojo largo permite que aromas de vinhos delicados se acumulem e a borda fina torna mais fácil beber.
Tipo de vinho: vinhos tintos mais leves e delicados, como Pinot Noir, Beaujolais, Tinto Borgonha.

TAÇAS DE VINHO BRANCO

Os vinhos brancos são normalmente servidos em taças menores, em forma de “U” e mais estreitas do que uma taça de vinho tinto. Isso dá ao vinho espaço suficiente para que os aromas sejam liberados, mas também ajuda a manter a temperatura mais fria dos vinhos brancos. Os modelos também atendem o serviço para os rosés.
Tipo de vinho: Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc.

TAÇAS DE VINHO PARA SOBREMESA

Devido ao alto teor de álcool dos vinhos de sobremesa, intensos e concentrados, são consumidos em pequenas quantidades, exigindo portanto taças menores onde não há necessidade de aeração. A borda estreita direciona a bebida diretamente para a ponta da língua, para que o dulçor característico seja percebido mais facilmente.
Tipo de vinho: Porto e Sherry.

TAÇAS PARA ESPUMANTES

Bojo reto e estreito para preservar a carbonatação e o sabor.
O formato flûte (flauta, em francês) permite a observação da evolução das bolhas, a chamada perlage, um dos indicadores de qualidade desse tipo de vinho.

O formato tulipa tem a base fina que se abre ligeiramente para um bojo mais largo, em seguida, estreita para a abertura. O grânulo na base faz as bolhas subirem, enquanto a largura permite que as complexidades do sabor se abram. A parte superior mais estreita evita que o excesso de carbonatação escape enquanto direciona os aromas para a língua, em vez de subir pelo nariz.
Tipo de vinho: espumante jovem ou champanhe, incluindo Cava, Prosecco e Asti.

TAÇAS PARA ÁGUA
A maior delas. Como a água não sofre alteração de sabor, sua taça precisa apenas mantê-la gelada ou em temperatura ambiente e sua degustação é essencial para a experiência do vinho, mantendo o organismo hidratado.

guia rápido do vinho

Para finalizar, existem muitos fatores que podem afetar sua experiência de beber vinho, e escolher a taça de vinho certa é apenas uma maneira de obter o máximo que seu rótulo tem a oferecer. Invista nos seus modelos favoritos e aproveite!

seleção de taças de vinho

Previous Post
4 de novembro de 2020
Next Post
4 de novembro de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido