Receitas Sobremesas

Pavlova de Chocolate e Pera

pavlova de pera

Pavlova é uma sobremesa charmosa feita a base de merengue e que ganhou este nome em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. Aqui ela leva adição de peras e chocolate – uma combinação deliciosa!

Ingredientes

MERENGUE
6 claras de ovo
300g de açúcar refinado
30g de cacau em pó

PERAS
4 peras
350ml de vinho tinto
100g de açúcar
canela em pau
tomilho

CREME
600ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
90g de chocolate amargo

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 120ºC.
Em uma tigela bem limpa, bata as claras em neve até ficarem firmes e fofas. Usando uma colher de sopa, adicione lentamente colheres de açúcar enquanto segue mexendo continuamente.
Assim que todo o açúcar estiver incorporado, acrescente o cacau em pó e continue a bater até formar picos firmes e brilhantes.
Forre a base da Caçarola Buffet de Ferro Fundido Le Creuset com um círculo de papel manteiga e “cole” usando um pouco de merengue. Coloque o merengue na caçarola e alise usando as costas da colher para cobrir todo o fundo da caçarola. Leve ao forno sem tampa por 1 hora e 45 minutos. Deixar esfriar completamente antes de retirar do forno.

Em uma panela em fogo médio, acrescente o vinho, o açúcar, as especiarias e o tomilho e cozinhe lentamente até que todo o açúcar se dissolva – isso só levará alguns minutos. Descasque as peras, mantendo os cabos intactos. Coloque-as cuidadosamente na calda de vinho tinto garantindo que fiquem totalmente submersas. Cozinhe suavemente em fogo médio por 25 – 30 minutos até que as peras estejam macias – teste usando uma pequena faca afiada. Quando o merengue estiver totalmente frio e você estiver quase pronto para servir, faça o creme. Basta misturar o creme de leite, a baunilha e o açúcar de confeiteiro até obter picos suaves e, em seguida, colocar no centro do merengue.

Depois de macias, retire as peras da calda e deixe esfriar. Aumente o fogo e deixe a calda reduzir a um molho espesso, descartando o pau de canela e o tomilho. Isso levará cerca de 5 a 8 minutos. Corte as peras ao meio e depois em quartos no sentido do comprimento. Quando estiver pronto para servir, coloque as peras por cima do creme e regue com um pouco da calda de vinho tinto espesso. Termine com o chocolate ralado (confira nossa seleção de raladores!) e sirva a pavlova com a calda restante servida em uma molheira.

Dica:
O tipo de pera e a maturação determinará a rapidez com que cozinham e amolecem na calda de vinho tinto. Peras ligeiramente mais firmes são melhores, pois isso lhes dá tempo para absorver toda a calda deliciosa sem se desintegrar.

Previous Post
10 de agosto de 2020
Next Post
10 de agosto de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts