Você tem uma panela de pressão em casa? Não? Então, confira nossas dicas e inclua este poderoso utensílio em seu dia-a-dia.
As panelas de pressão são projetada para acelerar os pratos de cozimento lento. Elas são econômicas na quantidade de energia que usam e também são ideais para amaciar alguns cortes de carne mais baratos e ingredientes mais duros, como grãos. Elas podem reduzir o tempo de cozimento em até 50%, principalmente em receitas que pedem cozimento lento, como cozidos e ensopados, além de reter bem os nutrientes, tornando-se um método de cozimento saudável. Se você nunca usou uma antes, agora é uma boa hora para começar.
Leia as instruções
As panelas de pressão modernas têm vários recursos de segurança e isso é por um bom motivo. O calor gerado pelo vapor pode ser perigoso se não for manuseado de maneira adequada. Siga sempre as instruções para o seu modelo específico e você não precisará se preocupar com isso.
Não esqueça de exigir o selo do INMETRO na hora de adquirir a sua panela de pressão. Isso garante que o modelo está em conformidade com as normas de segurança.
Faça manutenção
É importante manter sua panela de pressão limpa e em boas condições de funcionamento. Ocasionalmente será necessário substituir peças desgastadas, como por exemplo a borracha que garante uma boa vedação. Use peças originais de preferência. Certificar-se de que as válvulas estão livres de detritos também é fundamental.
Líquido na medida
Panelas de pressão cozinham com vapor. Sem líquido = sem vapor. Você não pode e não deve usar sua panela de pressão a menos que tenha adicionado líquido suficiente. As instruções permitirão que você saiba a quantidade mínima e algumas até dirão quanto usar para diferentes itens.
A maioria, senão todas, as panelas de pressão têm uma marca de mínimo e máximo no interior da panela. Não os exceda. Uma panela de pressão não deve ultrapassar mais do que 2/3 da capacidade. Com líquidos, evite encher mais da metade. Lembre-se que é preciso espaço na panela para que o vapor se acumule para facilitar o cozimento.
De olho no tempo
Com o tempo de uso você saberá exatamente quanto tempo seu modelo leva para cozinhar determinado ingrediente. Cortar os ingredientes em tamanhos semelhantes os ajudará a cozinhar uniformemente. Adicione itens que precisarão de um tempo de cozimento maior logo no início e aqueles que precisarão de menos mais tarde (certificando-se de que o vapor foi liberado com segurança no processo). Por exemplo, para um cozido de carne, adicione a carne no início e as batatas no meio para o final, para evitar que elas se desmanchem. Se você não tiver certeza sobre os tempos de cozimento, cozinhe menos ao invés de demais. Você sempre pode colocar a comida de volta sob pressão e continuar, mas uma vez que cozinhou demais não há como voltar atrás!
Liberando a Pressão
A coisa mais importante nesta etapa: respeite as instruções do fabricante. Qualquer que seja o modelo da panela, sempre espere o pino baixar e sair toda a pressão. Só depois é possível abrir a panela com tranquilidade e segurança.
Se for preciso acelerar a abertura, coloque a panela sob um fraco jato de água da torneira e aguarde a liberação da pressão. E mesmo quando for seguro abrir a tampa, faça-o longe do seu rosto, pois os alimentos ainda estarão soltando vapor quente.
Na dúvida, consulte sempre as instruções do fabricante!
Pronto, agora é só escolher seu modelo favorito e começar a usar todas as vantagens da sua panela de pressão.
