Dicas

Panela de pressão sem mistério

como usar panela de pressão

Você tem uma panela de pressão em casa? Não? Então, confira nossas dicas e inclua este poderoso utensílio em seu dia-a-dia.

As panelas de pressão são projetada para acelerar os pratos de cozimento lento. Elas são econômicas na quantidade de energia que usam e também são ideais para amaciar alguns cortes de carne mais baratos e ingredientes mais duros, como grãos. Elas podem reduzir o tempo de cozimento em até 50%, principalmente em receitas que pedem cozimento lento, como cozidos e ensopados, além de reter bem os nutrientes, tornando-se um método de cozimento saudável. Se você nunca usou uma antes, agora é uma boa hora para começar.

Leia as instruções

As panelas de pressão modernas têm vários recursos de segurança e isso é por um bom motivo. O calor gerado pelo vapor pode ser perigoso se não for manuseado de maneira adequada. Siga sempre as instruções para o seu modelo específico e você não precisará se preocupar com isso.
Não esqueça de exigir o selo do INMETRO na hora de adquirir a sua panela de pressão. Isso garante que o modelo está em conformidade com as normas de segurança.

Faça manutenção

É importante manter sua panela de pressão limpa e em boas condições de funcionamento. Ocasionalmente será necessário substituir peças desgastadas, como por exemplo a borracha que garante uma boa vedação. Use peças originais de preferência. Certificar-se de que as válvulas estão livres de detritos também é fundamental.

Líquido na medida

Panelas de pressão cozinham com vapor. Sem líquido = sem vapor. Você não pode e não deve usar sua panela de pressão a menos que tenha adicionado líquido suficiente. As instruções permitirão que você saiba a quantidade mínima e algumas até dirão quanto usar para diferentes itens.

A maioria, senão todas, as panelas de pressão têm uma marca de mínimo e máximo no interior da panela. Não os exceda. Uma panela de pressão não deve ultrapassar mais do que 2/3 da capacidade. Com líquidos, evite encher mais da metade. Lembre-se que é preciso espaço na panela para que o vapor se acumule para facilitar o cozimento.

De olho no tempo

Com o tempo de uso você saberá exatamente quanto tempo seu modelo leva para cozinhar determinado ingrediente. Cortar os ingredientes em tamanhos semelhantes os ajudará a cozinhar uniformemente. Adicione itens que precisarão de um tempo de cozimento maior logo no início e aqueles que precisarão de menos mais tarde (certificando-se de que o vapor foi liberado com segurança no processo). Por exemplo, para um cozido de carne, adicione a carne no início e as batatas no meio para o final, para evitar que elas se desmanchem. Se você não tiver certeza sobre os tempos de cozimento, cozinhe menos ao invés de demais. Você sempre pode colocar a comida de volta sob pressão e continuar, mas uma vez que cozinhou demais não há como voltar atrás!

Liberando a Pressão

A coisa mais importante nesta etapa: respeite as instruções do fabricante. Qualquer que seja o modelo da panela, sempre espere o pino baixar e sair toda a pressão. Só depois é possível abrir a panela com tranquilidade e segurança.
Se for preciso acelerar a abertura, coloque a panela sob um fraco jato de água da torneira e aguarde a liberação da pressão. E mesmo quando for seguro abrir a tampa, faça-o longe do seu rosto, pois os alimentos ainda estarão soltando vapor quente.

Na dúvida, consulte sempre as instruções do fabricante!

Pronto, agora é só escolher seu modelo favorito e começar a usar todas as vantagens da sua panela de pressão.

veja modelos de panela de pressão

Previous Post
27 de outubro de 2020
Next Post
27 de outubro de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido