Café da manhã Dicas Receitas

Ovos quentes

Tem dias que tudo que a gente quer é um café da manhã caprichado e os ovos quentes atendem este desejo, são fáceis de preparar e deliciosos. O truque é cozinhar de acordo com seu gosto – com a gema mais mole ou mais firme, você escolhe!

Vamos começar…

Para que você tenha um ovo quente perfeito, sem rachaduras, saiba que tem um truque que pode facilitar muito a sua vida! Faça um pequeno furinho na base do ovo utilizando uma agulha – a ideia é furar apenas a casca, sem furar demais para a clara não vazar. Isso vai evitar que o ovo rache ou quebre durante o cozimento. Suco de um limão pequeno na água também ajuda.

Coloque os ovos em uma panela pequena e cubra-os completamente com água, deixando cerca de uns 2,5cm a mais de água na panela. A dica é cozinhar pequenas quantidades, no máximo 3 ovos por vez.

Leve ao fogo. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e comece a contar o tempo (um timer é essencial!). Ele vai variar de acordo com o resultado esperado. De um modo geral, com 4 minutos você obtém um ovo perfeito, com a gema mole e clara mais consistente – porém, se preferir, aumente ou diminua o tempo a seu gosto. Veja na imagem abaixo o resultado para cada tempo.
cozimento_ovos

Na hora de servir também vale caprichar! Os porta ovos são fundamentais porque servem como base de apoio na hora de se servir.

Coloque o ovo no porta ovos, corte a tampinha (temos acessórios para isso! veja aqui) e tempere com sal e pimenta a gosto.
Use uma colherzinha de café para conseguir acessar o ovo sem quebrar a casca.

Sugestões para servir:
– Com torradas, cortadas em fatias finas para conseguir molhá-las na gema molinha (hummmmm!
– Com aspargos grelhados ou envolvidos em bacon – um charme!

porta_ovos_le_creuset

porta_ovos_le_creuset

Fã de ovos? Confira nossa seleção imperdível de acessórios para prepara do seu jeito favorito.

Você também vai gostar:
Ovos Cocotte
Sanduíche de Abacate e Ovos
Ovos Pochê

Previous Post
6 de setembro de 2019
Next Post
6 de setembro de 2019

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts