Massas Receitas

Nhoque de Batata Doce

nhoque-de-batata-doce

Nhoque quase sempre é um prato de família, daqueles que trazem deliciosas lembranças em torno da mesa. Um prato que tem etapas para ser preparado e que, por isso mesmo, pode ser uma grande oportunidade para reunir a família em um almoço no domingo e colocar todo mundo com a mão na massa. E não deixe de incluir as crianças – elas adoram e, assim, criam mais uma lembrança, dessas que vão acompanhá-las ao longo da vida.

E nhoque não precisa ser apenas de batata comum! Versões com outros tubérculos e vegetais agradam em cheio – beterraba, cenoura, mandioquinha, abóbora e, claro, batata doce, um ingrediente tão versátil quanto delicioso.

Ingredientes

1 kg de batata doce cozida/assada
1 xícara de ricota macia (amasse bem com um garfo)
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
1 1/2 colher de chá de sal
1 1/4 xícara de farinha (mais para polvilhar)
1/2 xícara de manteiga (para grelhar)

Modo de preparo

Fure a batata doce algumas vezes com um garfo, enrole em uma folha de papel toalha úmida e leve ao microondas em potência alta até ficar macio, cerca 8 a 12 minutos. Você também pode assar a batata doce no forno, enrolada em papel alumínio, o que levará mais ou menos uma hora, a depender do tamanho da batata.
Quando ela estiver macia, corte no sentido do comprimento e retire a polpa com uma colher, colocando em um bowl. Adicione a ricota, o parmesão e o sal e misture até ficar uma massa lisa e homogênea. Adicione a farinha aos poucos, 1/2 xícara de cada vez, amassando muito suavemente após cada adição (não amasse demais para que seu nhoque não fique duro!).

Quando a massa ficar mais fácil de manusear, transfira-a para uma superfície de trabalho limpa e enfarinhada limpa e trabalhe um pouco com ela, modelando em formato de pão. Vá cortando pedaços na massa, role e estique até que ela fique longa e fina, como uma corda. Agora corte a “corda” em pedaços de 2,5 cm e reserve.

Coloque água para ferver em uma panela grande. Junte um pouco de sal e vá adicionando os nhoques com a ajuda de uma escumadeira. Coloque poucos nhoques por vez e cozinhe-os até que subam à superfície. Retire-os com uma escumadeira e passe-os por água gelada. Escorra e coloque em uma assadeira levemente untada com azeite.
Seu nhoque está pronto! Nesse ponto, você pode fazer o restante da receita com o nhoque, refrigerar para finalizá-los mais tarde ou congelá-los.

Aqui, a sugestão é grelhar o nhoque e servir depois com o molho de sua preferência. Aqueça a manteiga em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio alto até borbulhar levemente e espumar. Adicione o nhoque e frite até dourar por fora. Faça isso em etapas! Retire da frigideira, coloque um uma travessa, ou diretamente no prato que será servido, e cubra com o molho.

Outra sugestão para o nhoque
Na mesma frigideira que o nhoque foi dourado, acrescente brócolis, cebola e tomate cereja e refogue até que o brócolis esteja macio. Inclua 1/2 xícara da água do cozimento dos nhoques, tempere com sal e pimenta e espere engrossar um pouco. Sirva com o nhoque e finalize com parmesão ralado.

nhoque de batata doce

Batata doce, um grande coringa na cozinha!

De tão versátil ela vira salada, purê, prato principal, hambúrguer e até sobremesa. Inspire-se em nossas sugestões!

batata doce assada
Assada e recheada com abacate, folhas e bacon crocante
Assada em cubos com grão de bico, abacate e folhas de espinafre
Estilo Hasselback
Grelhada
Hambúrguer

Você também vai gostar:
Chips assados

Previous Post
23 de abril de 2020
Next Post
23 de abril de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts