Dicas

Microverdes

microverdes

Microverdes são hortaliças tenras e ultrajovens, de diferentes espécies herbáceas e aromáticas, colhidas entre 7 e 21 dias após a germinação. No momento, são uma das grandes apostas da horticultura e sucesso absoluto entre os adeptos da alimentação saudável, inclusive pela facilidade de seu cultivo em ambientes internos, até mesmo pequenos apartamentos.

Além das características marcantes no sabor e textura, os microverdes em geral contém uma concentração maior de nutrientes, o que tem tornado sua procura ainda maior entre as pessoas que querem trazer mais saúde ao cardápio do dia-a-dia. Além de seu valor nutricional, os microverdes podem adicionar sabor, textura e cor a saladas e sanduíches e são perfeitos para finalização, conferindo ainda cor e elegância aos pratos.

Para as crianças, a novidade também empolga – é possível envovê-las no plantio e cultivo e no preparo dos pratos – os tamanhos reduzidos e cores diversificadas trazem curiosidade aos pequenos, que podem assim incluir nutrientes divertidos em sua alimentação.

microverdes

Brotos X Microverdes

A princípio parecem a mesma coisa, porém brotos e microverdes são diferentes, apesar de ambos serem vegetais jovens. Brotos são sementes germinadas, colhidas assim que a semente começa a crescer e antes que suas folhas se desenvolvam. Por outro lado, microverdes crescem de brotos mas tem cotiledones totalmente desenvolvidas e as primeiras folhas verdadeiras também estão presentes.

Sustentabilidade

Há um interesse crescente em sustentabilidade e os microverdes podem ser uma boa maneira de fornecer às famílias que moram em grandes cidades vegetais sazonais produzidos localmente a um custo baixo. Com um pequeno investimento inicial, este tipo de cultivo pode fornecer um retorno significativo em termos de volume, variedade e nutrientes. Como levam apenas algumas semanas para crescer, é possível ter uma fonte contínua de vegetais frescos no dia-a-dia.

Como cultivar microverdes

Para cultivar microverdes em casa basta ter luz (eles precisam de luz para germinar), substrato e sementes livres de agrotóxicos, já que este tipo de alimento é consumido cru.

Horta inteligente

Ficou empolgado? Então saiba que é possível cultivar microverdes em pequenos espaços com uma horta inteligente. Na UP você encontra a horta inteligente Greenleaf, que demanda menos espaço, faz menos sujeira e vem com iluminação embutida – uma facilidade! E você também vai encontrar uma infinidade de tipos de culturas para começar seu cultivo – todas 100% naturais, orgânicas e livres de agrotóxicos.

CONFIRA A LINHA GREENLEAF NA UP E VIRE UM JARDINEIRO URBANO

buddha bowl

#RECEITA | Buddha Bowl

Buddha Bowl é sucesso no Instagram, principalmente entre os perfis fit.
Trata-se de uma refeição vegetariana, servida em um bowl ou prato fundo, com pequenas porções de diversos tipos de alimentos servidos frios.
A base pode ser de grãos integrais, como quinoa ou arroz, mais uma proteína vegetal (tofu, seitan, edamame, feijão, grão de bico) e, em seguida, verduras e muitos vegetais frescos. Para finalizar, molho a sua escolha, sementes ou castanhas e microverdes ou brotos frescos.

Sugestão de molho

1 colher (sopa) de missô
1/4 xícara (chá) de tahini
2 colheres (sopa) de molho de soja
3 colheres (sopa) de água (aproximadamente)
suco de 1/2 limão
pimenta a gosto

Misture todos os ingredientes e vá acrescentando a água aos poucos, até chegar na espessura que você deseja para o molho.

Previous Post
11 de maio de 2021
Next Post
11 de maio de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido