Bolos e Tortas Receitas

Massa básica para tortas

massa básica para torta

Seja ela doce ou salgada, o segredo para uma boa torta começa pela massa básica. Geralmente leve e quebradiça, a pâte brisée tem origem francesa e também é conhecida como massa podre. A base de farinha de trigo e gordura, ela é fácil de preparar e muito versátil – pode ser utilizada também para preparar versões mini de tortinhas, empadinha, empadão e até quiches.

Ingredientes

250g de farinha de trigo comum (sem fermento)
125g de manteiga sem sal gelada em cubos
1 gema
água gelada para dar o ponto
1 pitada de sal
(gema para pincelar pra torta fechada)

Em um bowl grande coloque a farinha , o sal e a manteiga. Use a ponta dos dedos para ir dissolvendo a manteiga, mas não por completo. A textura deve ser de uma farofinha, mas ainda com pedacinhos aparentes de manteiga, isso mantém a crocância da torta.

Bata a gema com um pouquinho de água, apenas para misturar. Forme um buraco na massa do bowl, coloque a gema e vá misturando com os dedos. Delicadamente misture tudo até formar uma massa homogênea. Se for preciso, junte água aos pouquinhos. Lembre-se de que a manteiga vai derretendo com o calor das mãos, então não será necessário acrescentar água demais.

pâte brisée
para versões individuais, use mini formas

Forme uma bola com a massa, embrulhe em plástico filme e leve para a geladeira por pelo menos 30 minutos. Após esse tempo, divida a massa, separando uma parte para a cobertura e use um rolo para abrir. Use a massa para forrar o fundo e as laterais de uma forma para torta ou de fundo removível.

Você pode assar a massa já com o recheio ou, no caso de recheios que não precisem de forno, basta pré assar a massa (neste caso, use toda a massa, sem reservar uma parte para a cobertura). Use um garfo para fazer furinhos e cubra a massa com papel manteiga. Preencha o fundo da forma com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. 

massa básica de torta
alguns recheios não necessitam ir ao forno, neste caso pré asse a massa

Se o recheio for ao forno, pule a etapa de pré assar. Junte o recheio na massa já na forma, cubra com a massa restante e utilize um pincel para pincelar com uma gema batida. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas, juntando a massa da cobertura com a da lateral da forma. No centro da torta, faça um pequeno corte em cruz usando uma faquinha para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. 

massa básica de torta
versões salgadas também ficam incríveis em apresnetações individuais

Dica:
Você pode congelar a massa básica por até 3 meses, embrulhada em plástico filme. Para usar, descongele em temperatura ambiente e siga o processo normalmente.

massa básica de torta

Você também vai gostar:
– Torta de Santiago

Previous Post
9 de abril de 2021
Next Post
9 de abril de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido