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Leites Vegetais

como fazer leite vegetal

Os leites vegetais são uma opção perfeita para intolerantes à lactose, vegetarianos e veganos, e podem ser feitos em casa sem nenhuma complicação. Ricos em benefícios para a saúde, eles também entram em diversas receitas e tem alternativas de acordo com sua preferência – soja, avelã, amêndoas, côco, arroz e outros mais. Quer começar a descobrir os diferentes tipos de leites vegetais que existem e incluí-los em sua dieta? Separamos algumas opções que podem ser preparadas com facilidade.

Basicamente, tudo que você vai precisar para preparar leite vegetal é ter os ingredientes, um bom liquidificador e peneiras finas ou um paninho fino, do tipo gaze, para coar (e separado somente para esta finalidade).

Leite de Soja

Provavelmente o primeiro que vem à mente, o leite de soja é um ótimo substituto para o leite tradicional e já é comumente encontrado em supermercados. Você também pode tentar fazê-lo em casa de um jeito bem simples.

Mergulhe 1 xícara de grãos de soja em água durante a noite. Após a imersão, escorra e enxágue bem. Coloque a soja escorrida no liquidificador de alta velocidade com 1 1/2 xícaras de água e bata até ficar homogêneo. Coe o leite numa gaze fina.

Leite de Côco

Nossa culinária já incorpora o leite de coco em diversas receitas e ele também pode ir direto para o copo – já experimentou um pouco dele em seu cafezinho? Você vai se surpreender. Rico em vitaminas, minerais e gorduras boas, prepara-lo não exige nenhuma prática.

Mergulhe 1 xícara de coco picado (sem a casca) em água durante a noite. Após a imersão, escorra e enxágue bem. Coloque os pedaços de coco escorridos no liquidificador de alta velocidade com 2 xícaras de água e bata até ficar homogêneo. Coe o leite numa gaze ou peneira fina.

Dica:
Utilize o bagaço que restou para fazer um delicioso bolo!

Leite de Amêndoas

Incrivelmente versátil! Experimente o leite de amêndoas com cereais, com biscoitos ou mesmo puro, uma delícia!

Para fazer leite de amêndoas: Mergulhe 1 xícara de amêndoas cruas sem sal durante a noite na água. Após a imersão, escorra e enxágue bem. Coloque as amêndoas escorridas no liquidificador de alta velocidade com 4 xícaras de água e bata até ficar homogêneo. Coe o leite utilizando uma gaze ou peneira fina.

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Leite de Castanha de Caju

O leite de castanha de caju é rico e cremoso e funciona bem em uma variedade de bebidas e pratos doces e salgados. Como os demais, é super fácil de preparar e tem tem um bônus – não é necessário coar!

Mergulhe 1 xícara de castanhas de caju cajus cruas (não use a a castanha torrada ou salgada!). Deixe de molho durante a noite em água suficiente para cobrir. De manhã, escorra as castanhas de caju e coloque-as no liquidificador junto com 3-4 xícaras de água, dependendo de quão espesso ou ralo você gostaria que seu leite fosse. Bata, começando em velocidade baixa e aumentando gradualmente a velocidade, até ficar homogêneo e espumoso e pronto!

Leite de Aveia

O mais econômico dos leites vegetais tem um sabor bastante neutro, funciona com quase todos os tipos de bebidas.

Deixe 2 xícaras de aveia em flocos (finos, médios ou grossos) de molho em 4 xícaras de água durante a noite. Bata a mistura no liquidificador por 5 minutos e depois coe em uma peneira bem fina ou gaze.

Dicas:
Experimente aromatizar seu leite de aveia com algumas gotas de essência de baunilha.
Depois de pronto, o leite de aveia pode ser armazenado em geladeira por até três dias, mas o ideal é preparar para consumo no mesmo dia.

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