Massas Receitas

Lasanha a bolonhesa

como fazer lasanha

Encontrar uma pessoa que não goste de lasanha é uma missão quase impossível. O prato é um grande clássico que tem a cara de almoços em família, pode ser preparado com antecedência e, com a devida permissão dos italianos, ainda permite variações de sabores! Impossível resistir.

O prato tem algumas etapas de preparo, é verdade, e por isso prefira prepará-lo em uma quantidade grande – a reunião em família é a ocasião perfeita! É preciso preparar o molho a bolonhesa e o molho branco, cozinhar a massa, fazer a montagem e a finalização no forno. Isso se você não escolher preparar também a massa caseira, que adiciona uma outra etapa de preparo – dá mais trabalho, mas leva o prato para outro nível. Para ajudar, os molhos podem ser preparados na véspera.

MOLHO A BOLONHESA

Ingredientes

500 g de carne moída
1 colher (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
2/3 de xícara (chá) de cenoura picada
2/3 de xícara (chá) de salsão picado
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 lata de tomate pelado (com o líquido)
noz-moscada, sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente. Junte a cenoura e o salsão picados e refogue por 2 minutos. Adicione a carne moída e misture para soltar os grumos. Tempere com sal e pimenta e refogue até a carne perder a cor rosada. Acrescente uma pitada de noz-moscada e adicione o vinho. Misture e cozinhe até secar.

Junte o tomate pelado e misture. Coloque em fogo baixo e cozinhe lentamente por umas 2 horas. Durante este tempo vá acrescentando um pouco de água fervente para não grudar no fundo da panela.

MOLHO BRANCO

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 l de leite
1 pitada de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Derreta a manteiga em uma panela e junte farinha de trigo, formando uma pastinha. Mexa durante 2 minutos, para cozinhar a farinha sem deixar queimar. É essa mistura que serve para deixar o molho mais espesso.
Com a panela fora do fogo junte metade do leite e mexa com um fouet, para não empelotar. Volte ao fogo, junte o restante do leite e siga mexendo sem parar.

Tempere o molho com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada e deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouco. Para a lasanha, não é necessário que o molho branco fique muito grosso. Ele vai ajudar a manter a massa hidratada.

lasanha a bolonhesa

MONTAGEM

500 g de massa para lasanha pré-cozida
100gr de parmesão ralado

Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média).

Em uma travessa refratária ou assadeira de cerca de 36 cm x 28 cm, espalhe um pouco de molho branco e de molho à bolonhesa. Sobre os molhos, coloque uma camada de massa, cobrindo todo o fundo da travessa.

Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco do molho à bolonhesa. Por cima do molho à bolonhesa, regue com um pouco do molho branco. Cubra com massa e repita o processo, até finalizar com uma camada de molho à bolonhesa e molho branco. Polvilhe com o parmesão e leve para assar por cerca de 20 minutos, até que o queijo fique gratinado.

Se quiser, você também pode montar a lasanha, cobrir com papel alumínio e manter em geladeira até a hora de assar.

lasanha bolonhesa
versões vegetarianas também ficam incríveis!

Para lasanhas ainda mais incríveis

  • adicione pancetta ou bacon à bolonhesa para uma nova camada de sabor
  • use vinho de boa qualidade para o molho
  • experimente diferentes tipos de queijos: mussarela comum, de búfala, queijos cremosos, ricota e, claro, parmesão para gratinar
  • se preparar massa caseira, abra-a em um espessura de 2 mm ou menos
  • o molho a bolonhesa pode ser mais consistente do que o molho branco para manter a lasanha suculenta, mas não molhada demais
  • prefira servir morna, e não quente demais, para ser saboreada devagar
  • substitua a carne picada ou moída por desfiada e ganhe uma nova textura
  • a última camada deve ser sempre de molho para finalização com queijo ralado
  • faça quantas camadas quiser, mas seja generoso com o recheio entre elas para não ter um prato pesado demais ao final
  • asse lentamente e em forno baixo
  • deixe a lasanha descansar por pelo menos 15 minutos depois que sair do forno antes de fatiar
lasanha bolonhesa

Variações

A lasanha clássica leva carne, tomate e queijo mas outros ingredientes podem ser utilizados para versões igualmente saborosas.

Experimente um molho à base de cogumelos para uma versão vegetariana. Ricota e espinafre são ótimas opções de recheio e você ainda pode acrescentar algum tipo de castanha para acrescentar um elemento crocante. A massa também pode ganhar cor e sabor – que tal uma massa verde à base de espinafre? E se a lasanha não tiver massa? Bom, aí talvez a gente não possa chamar de lasanha, mas versões com berinjela ou abobrinha substituindo a massa também fazem sucesso.

FÃ DE LASANHA? TUDO PARA PREPARAR E SERVIR VOCÊ ENCONTRA NA UP

Previous Post
12 de agosto de 2021
Next Post
12 de agosto de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts