Dicas

Iogurte, um coringa na cozinha

iogurte caseiro

Ele sem dúvidas faz sucesso no café da manhã, mas você sabia que o iogurte pode ser um grande coringa na cozinha, deixando suas receitas ainda mais saudáveis? Seja para deixar o molho mais cremoso, os produtos assados ​​mais úmidos ou os smoothies – bem – mais suaves, o iogurte definitivamente tem potencial para se transformar na estrela da sua geladeira. Separamos algumas dicas para você introduzir de vez o ingrediente em sua alimentação.

Frango mais suculento

Experimente marinar seus cortes de frango em iogurte e especiarias antes de irem ao forno. Um clássico na culinária indiana, marinar carne de frango no iogurte irá amaciar e dar um sabor delicioso e picante, além de manter a umidade de cortes como o filé por exemplo.

molho de iogurte para saladas

Saladas mais leves

O iogurte pode substituir a maionese em molhos para saladas e há dois benefícios nisso. Por um lado, você está cortando calorias desnecessárias e, segundo, você está substituindo um ingrediente nutricionalmente vazio como a maionese, por um ingrediente que tem o benefício adicional dos probióticos, mas não compromete a textura.

Por causa da acidez e do teor de gordura, ele é um ótimo molho para salada sozinho ou com uma simples adição de alho, ervas ou especiarias. Quer tentar? Aposte no iogurte para temperar sua salada de repolho e descubra uma salada cheia de sabor e refrescância.

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO SUPER CHARMOSA DE SALADEIRAS

No bolo, claro!

Iogurte adiciona umidade e gordura à massa do bolo, deixando-o úmido. Um bolo feito com ele nunca fica seco, pelo contrário, é sempre tão macio, úmido e absolutamente delicioso. Portanto, a resposta é sim, comece a preparar seus bolos com iogurte e surpreenda-se!

Smoothies e vitaminas

Use como substituto do leite em receitas congeladas como sorvetes, picolés, smoothies e vitaminas. Tente bater sua fruta preferida congelada com uma porção de iogurte grego e você terá uma bebida super fresca e saudável.

Muitas possibilidades

Ainda há muitos outros lugares onde você pode – e deve! – usar o iogurte. Experimente no purê de mandioquinha e talvez você nunca mais queira usar creme de leite. Ama estrogonofe? Então você vai ficar apaixonado pela versão que leve iogurte – o resultado é um prato leve, ligeiramente ácido e muito, muito saboroso. Ele também vai bem em receitas e pães, massa de pizza, quiches e massa de tortas.

E na sobremesa, iogurte é uma grande sacada como acompanhamento de frutas e receitas simples como bolos, brownies e até mesmo uma corriqueira gelatina pode ganhar um UP quando acompanhada de uma colherada de iogurte. Experimente!

preparando iogurte caseiro

PREPARE IOGURTE CASEIRO

Apenas dois ingredientes: leite e bactérias. Sim, é muito fácil fazer iogurte em casa, basta respeitar a temperatura certa e o tempo.

1 litro de leite integral
120gr de iogurte natural sem açucar

Em uma panela esquente o leite até atingir a temperatura de 85ºC (veja nossa seleção de termômetros de cozinha). Quando atingir a temperatura, abaixe o fogo e mexa por 15 minutos, sem deixar ferver.

Transfira para uma tigela de vidro ou um recipiente que retenha bem o calor e deixe amornar até atingir 45ºC – muita atenção com esta temperatura! É ela que vai garantir que o leite quente não mate os micro-organismos do iogurte. Por outro lado, se o leite estiver frio demais não estimula o crescimento e atividade dos micro-organismos.
Separe um concha do leite e, em uma tigela pequena, misture com o iogurte, que deve estar em temperatura ambiente – isso é uma espécie de temperagem. Leve essa mistura ao leite, mexa delicadamente e cubra a tigela com filme plástico.

Agora é o tempo que vai fazer a mágica! Se preferir, cubra a tigela com um pano ou manta e deixe em um lugar mais quente por no mínimo 8 horas – o forno desligado é uma ótima opção. O processo pode levar até 12 horas, a depender da temperatura ambiente.

Guarde o iogurte na geladeira em recipiente com tampa por até uma semana e não esqueça de separar um potinho para fazer a próxima leva!

Você também vai gostar:
– Torta rústica de pêssegos

Previous Post
10 de fevereiro de 2021
Next Post
10 de fevereiro de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido