Dicas

Hora da papinha

papinhas de bebê

Chegou a hora de introduzir a papinha na alimentação do seu bebê? A Organização Mundial da Saúde recomenda que a introdução alimentar só seja feita depois de seis meses de aleitamento materno exclusivo. Ou seja, a partir dos seis meses, além do leite materno, o bebê passa a saborear papinhas, sopas e frutas. Para iniciar o processo, é importante que o bebê possa sentar-se ereto e manter a cabeça erguida. Depois de obter a aprovação do pediatra do seu filho, é hora de começar a preparar deliciosas papinhas de um jeito super simples e prático. Confira algumas dicas:

  • Respeite o tamanho das porções indicadas pelo pediatra! No início, bebês precisam apenas de 1 a 2 colheres de sopa de um alimento, portanto, mantenha as porções pequenas.
  • Introduza papinhas doces e salgadas simultaneamente. Vale começar pelas frutas, depois acrescentar os legumes, verduras e proteínas e também arroz, feijão e macarrão.
  • Procure utilizar alimentos frescos e tome cuidado com o excesso de sal, além de evitar temperos fortes, como a pimenta.
  • Lembre-se sempre de adequar a consistência dos alimentos ao nascimento da dentição da criança, pois respeitar essa fase do desenvolvimento ajuda a evitar engasgos e sufocamentos.
  • Fique atento a alergias, especialmente ao alimentar seu filho com alimentos que contêm alérgenos comuns, como ovos, amendoim, trigo, soja, peixe e marisco.
  • Por fim, não se esqueça de respeitar o tempo, a aceitação e o apetite da criança! Caso o bebê pareça não gostar de algum ingredientes, sem problemas. Nesta fase essa é uma reação comum e esperada. Apesar da negativa, tente oferecê-lo mais vezes, variando o tipo de preparo.
papinhas de bebê

Papinha sem mistério

Um método completamente tradicional e que nada mais é do que amassar os alimentos e oferecê-los em forma pastosa ao bebê.  Nesta fase, vale evitar o liquidificador, que pode deixar os alimentos líquidos demais e comprometer a textura.

Comece com purês simples de um único ingrediente. Isso pode ajudar a identificar uma alergia ou sensibilidade alimentar. Depois de provar a tolerância de seu filho a alimentos individuais, você pode tentar combinações para realçar o sabor e o gosto.

Papinhas de frutas e legumes

Banana
Muitas vezes chamada de alimento “perfeito”, as bananas são ricas em potássio e fibras e são uma das frutas mais aceitas pelo bebê. As bananas também são conhecidas como um dos antiácidos da própria natureza e são muito suaves para o estômago. Utilize as maduras, mais macias e docinhas para preparar papinhas. Ofereça amassada e, mais para a frente, em pedaços e até inteira. 

Abacate
Com textura amanteigada, o abacate é um alimento maravilhoso para o cérebro e o desenvolvimento físico do bebê por conter a chamada “gordura boa”. Amasse até ficar lisinho no começo e, aos poucos, vá deixando a textura mais rústica.

Mamão
As enzimas no mamão ajudam na digestão, então este pode ser um alimento perfeito para ajudar a aliviar a constipação do bebê ou problemas de barriga. Aqui também é importante escolher o mais maduro e ir evoluindo na textura.

Batata doce
Batatas-doces são fontes de vitaminas, antioxidantes e fibras. Uma papinha preparada em forma de purê simples com um toque de água ou leite é uma refeição saborosa e nutritiva.

Cenoura
As cenouras são uma ótima introdução aos sólidos por causa de seu sabor naturalmente doce e textura agradável. Um purê simples de cenouras fornece um rico suprimento de beta-caroteno antioxidante e vitamina A.
O ingrediente também é ótimo para evoluir nas texturas – comece oferecendo purês bem lisinhos e avance para cubos bem cozidos conforme a evolução do seu bebê.

Papinha de carne, batata e abóbora

1 colher de sobremesa de óleo
½ cebola picada
1 dente de alho pequeno
2 colheres de sopa de carne moída
1 batata pequena cortada em cubos
1 inhame pequeno cortado em cubos
2 colheres de sopa de abóbora cortada em cubos

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho e a carne moída. Em seguida, acrescente a batata, o inhame e abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam macios e com um pouco de caldo. Depois de pronto, amasse tudo grosseiramente com o garfo e sirva.

linha buba baby

Lembre-se que a descoberta de novos sabores é uma das fases mais deliciosas da vida do bebê. Pensando nisso, a marca Buba traz itens pensados com muito carinho. Através de cores, formas, texturas e sons, estimula todos os sentidos, contribuindo para o crescimento saudável da criança. Os itens de alimentação proporcionam praticidade aos pais e autonomia ao pequeno.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A LINHA BUBA NA UP.

Previous Post
4 de março de 2021
Next Post
4 de março de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido