brunch Café da manhã Receitas

French toast

frech toast

Pão tostado e quentinho é quase uma unanimidade e é por isso que a French Toast ganhou corações mundo afora e virou a queridinha das redes sociais. À primeira vista parece uma rabanada, mas a diferença entre elas é que, diferente da rabanada, a french toast não é frita por imersão e sim grelhada em frigideira ou mesmo assada, o que a torna um prato delicioso para diversas ocasiões, até mesmo um café da manhã despretensioso.

A versão clássica é bastante simples – pão embebido em creme e tostado – mas é possível criar diversos acompanhamentos, como frutas, cremes, sorvete e até versões salgadas.

Para começar, você vai precisar de pão. O brioche ou chalá (um pão de origem judaica) são os mais indicados, mas até versões industrializadas ganham cara nova (e sabor!) quando se transformam em french toast. Versões de pães integrais também podem dar à torrada um apelo rústico e nutritivo. Use fatias de cerca de 2,5cm e, de preferência, de pão dormido (de um dia para o outro).

O segundo passo é a mistura de leite, ovos e açucar onde as fatias de pães são embebidas. Aqui trata-se de proporção. As receitas variam – os ovos podem ser batidos com apenas algumas colheres de sopa ou com uma xícara de leite. Quanto mais leite, mais leve é ​​o creme; menos leite garante um creme mais denso e rico, com o sabor do ovo mais proeminente. A baunilha chega para dar o sabor clássico e o aroma que encanta. Essência de amêndoas, raspas de frutas cítricas, especiarias (canela e nos moscada são clássicas nesta receita), tudo isso pode se juntar a esta mistura e trazer novas e deliciosas camadas de sabores à sua french toast.

french toast

Basta mergulhar as fatias de pães nesta mistura e deixar por tempo suficiente para que o líquido seja absorvido sem ficar completamente encharcado. Em seguida, basta aquecer uma colher de manteiga em uma frigideira ou grelha e fritar delicadamente cada fatia. Manteiga clarificada (ghee) ou outro tipo de óleo neutro também funcionam bem.

A french toast também pode ser preparada no forno, em uma assadeira antiaderente, até que fiquem douradas (forno a 200ºC por 12 a 15 minutos). A vantagem do forno é poder preparar diversas fatias ao mesmo tempo, o que pode ser fundamental caso o prato seja servido para mais de duas pessoas.

Para finalizar, cubra as fatias grelhadas com frutas cortadas em cubos, nozes picadas, compotas, geleias, gotas de chocolate ou apenas açucar e mel – simples e perfeito!

french toast

E que tal transformar a french toast em refeição? Sim! Para uma refeição saborosa, elimine o açúcar da receita e sirva a french toast com cogumelos, cebola caramelizada, bacon dourado, alho-poró, queijos e embutidos como prosciutto. Sirva com uma salada verde e uma taça de vinho, et voilà!

French Toast Clássica

8 fatias de pão de cerca de 2,5cm
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
2 colheres 9sopa) de açucar
Gotas de extrato de baunilha (ou raspas de baunilha)
Manteiga sem sal para grelhar

Bata bem todos os ingredientes com um garfo ou batedor.
Aqueça a frigideira antiaderente ou grelha e derreta a manteiga (uma colher de sopa para cada fatia).
Embeba cada fatia de pão na mistura batida por alguns segundos, até que a fatia tenha absorvido bem o líquido.
Frite a fatia na frigideira dos dois lados, até dourar.
Finalize no prato e sirva em seguida.

Você também vai gostar:
Ovos Quentes

Previous Post
21 de maio de 2021
Next Post
21 de maio de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts