Massas Receitas

Fettuccine a Carbonara

massa fresca a carbonara

Existem várias lendas a respeito da origem da Pasta alla Carbonara, inclusive a mais conhecida, que diz que o nome vem dos carbonaris, pessoas que trabalhavam com carvão nos arredores de Roma.
Se a origem é incerta, a receita no entanto ganhou o mundo e virou um dos mais clássicos pratos italianos. A combinação simples e perfeita de massa longa, pancetta, queijo pecorino, ovos e bastante pimenta do reino é infalível e com certeza o carbonara será seu novo prato favorito, uma receita ótima para receber os amigos e a família.

Para valorizar ainda mais a receita, o ideal é preparar uma bela massa fresca. Aqui sugerimos o fettuccine, mas pode ser preparado com outros cortes longos, como espaguete, pappardelle e linguine.

Para a massa

300 g de farinha tipo “00” (e mais um pouco para polvilhar a bancada)
3 ovos
1 colher (sopa) de azeite
1/2 colher (chá) de sal

Coloque a farinha em uma superfície de trabalho e faça uma cavidade no centro. Quebre os ovos nessa cavidade. Acrescente o azeite e o sal aos ovos. Com um garfo, misture todos os ingredientes na cavidade e comece a incorporar a farinha das bordas.

Vá agregando a farinha de trigo, aos poucos, até obter uma massa espessa. Em seguida, incorpore o restante da farinha com as mãos. Se estiver muito dura, acrescente um pouco de água e trabalhe a massa até ficar homogênea. Continue a sovar a massa até ficar firme e ligeiramente elástica. Cubra com filme plástico e leve à geladeira para descansar por 1 hora.

Abra a massa, utilizando a máquina de macarrão, seguindo as instruções do fabricante. Lembre-se de começar pela graduação maior da máquina, diminuindo-a a cada passada até que a massa atinja a espessura desejada.

Cozinhe a massa em uma panela grande com água salgada abundante por cerca de 7 min até ficar al dente. Escorra e reserve 2 xícaras da água do cozimento.

Para o carbonara

200g de pancetta
1 1/2 xícaras de queijo pecorino (ou parmesão) ralado
4 gemas
Sal e pimenta do reino moída na hora
½ xícara de salsa fresca picada (opcional, para finalizar)
4 porções de massa cozida
Queijo ralado para servir

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE RALADORES PARA QUEIJO

Corte a pancetta em cubos. Em um bowl pequeno, misture o queijo ralado com as gemas. Tempere generosamente com sal e pimenta. Reserve.

Coloque os cubos de pancetta em uma frigideira grande e frite até ficarem levemente dourados (não é necessário adicionar gordura!). Adicione o macarrão cozido, 1 xícara da água do cozimento e misture. Retire do fogo e adicione a mistura de queijo com ovos, utilizando uma pinça, mexendo sem parar até ficar um caldo cremoso. O macarrão absorverá um pouco da água, por isso se ficar um pouco seco, vá juntando o restante da água do cozimento aos poucos. O resultado é um molho cremoso e delicioso.
Finalize com a salsa e mais pimenta do reino moída na hora e sirva com queijo ralado por cima ou à parte.

itens para preparar massa caseira

Você também vai gostar:
Massas coloridas

Previous Post
6 de maio de 2020
Next Post
6 de maio de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts