Principais Receitas

#FestaJunina: Cuscuz Paulista

cuscuz_paulista

Ninguém sabe ao certo a origem do Cuscuz Paulista, mas uma coisa é incontestável: ele é delicioso e ótimo para as comemorações juninas – mas não só para elas! O prato é versátil e vai bem no dia-a-dia e até em ocasiões especiais, além de ser uma daquelas receitas que tem tradição em diversas famílias.

Independente de história, cuscuz é um prato que vale a pena pelo sabor, apresentação e até por ser um coringa, podendo ser preparado com diversos ingredientes – do camarão à sardinha, frango e até carne seca. Há quem diga que quase tudo pode ir no cuscuz. Bem, a gente não duvida mas, para não errar, deixamos aqui a versão clássica com camarões.

Ingredientes

2 ½ xícaras de farinha de milho amarela, moagem média ou grossa
½ xícara de farinha de mandioca
6 colheres de sopa de azeite
2 cebolas médias finamente picadas
1 pimentão vermelho médio, sem sementes, finamente picado
1 pimentão verde médio, sem sementes, finamente picado
1 folhas de louro
Sal e pimenta a gosto
4 dentes de alho grandes picados
2 xícaras de palmito escorrido e picado
2 xícaras de caldo de galinha
1 ¼ xícaras de molho de tomate
700gr camarão pequeno ou médio, limpo
2 xícaras de ervilhas congeladas (reserve cerca de 1/3 xícara para decoração)
½ xícara de azeitonas verdes finamente picadas
1 xícara de cebolinha finamente picada
4 ovos cozidos, cortados em 5 a 6 partes (reserve 8 fatias para decoração)
1 tomate cortado em rodelas (para decorar)
8 camarões grandes e limpos (para decorar)

Modo de Preparo

Misture as farinha de milho e de mandioca. Reserve.

Coloque uma panela grande em fogo médio-alto e adicione o azeite. Uma vez que o óleo esteja quente, adicione as cebolas, o pimentão vermelho, o pimentão verde e a folha de louro. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que os vegetais estejam macios; cerca de 5 minutos. Adicione o alho e cozinhe por mais um minuto. Adicione palmito, caldo de galinha e molho de tomate. Coloque em fogo baixo.

Tempere o camarão com sal e pimenta. Adicione-o ao molho com as ervilhas. Deixe cozinhar por 5 minutos. Remova a folha de louro.Reduza o fogo para médio-baixo. Adicione as azeitonas verdes, a cebolinha e os ovos.

Adicione a mistura de farinha à panela, mexendo sempre até ficar bem misturado (a massa deve estar úmida e macia). Continue mexendo em fogo médio-baixo até que a massa esteja cozida, cerca de 4 a 5 minutos. Adicione mais sal, se necessário.

Prepare o camarão para decoração. Tempere-os com sal e pimenta, aqueça uma grelha e grelhe os camarões por 3 minutos, ou até que eles fiquem rosados. Retire do fogo e reserve.

Unte levemente e as laterais de uma forma para bolo (com buraco no meio). Coloque cuidadosamente as ervilhas, as rodelas de ovo, de tomate e o camarão grande no fundo e nas laterais da panela. Usando uma colher, espalhe cuidadosamente pequenas quantidades da mistura na forma. Suavemente pressione a massa para preencher todos os espaços, com cuidado para não remover a decoração das laterais. Uma vez que a forma estiver cheia, pressione a massa suavemente mais uma vez e cubra com papel de alumínio. Reserve e desenforme com cuidado na hora de servir.

Dica para variar
No lugar dos camarões, filés de sardinha em conserva, carne seca cozida e desfiada ou frango cozido desfiado.

Dica para servir
Para uma data festiva, as porções individuais são uma ótima opção. Neste caso, use forminhas de empada ou cupcake para moldá-los – fica uma graça!

Quer dicas para preparar uma Festa Junina? Confira aqui.

Previous Post
13 de junho de 2019
Next Post
13 de junho de 2019

2 Comentários

Leave a Reply

Related Posts