Dicas

Escolhendo sua faca

tipos de facas

Nem todas as facas são iguais. Usar a faca certa para o trabalho certo não melhora apenas a qualidade dos seus cortes, mas é também uma medida de segurança na hora de cozinhar. Se você sabe qual tipo utilizar para diferentes tarefas, você evitará lesões e economizará tempo e esforço na cozinha.

faca do chef

Do Chef

A faca do chef é uma das ferramentas mais utilizadas e versáteis na cozinha. A ponta ligeiramente curvada permite que a faca deslize na tábua enquanto corta o alimento. Elas têm normalmente entre 20 e 25 centímetros e são usadas durante toda a preparação dos alimentos, em diversas etapas – um utensílio indispensável em qualquer cozinha!

De Legumes

De menor polegada, descasca vegetais e frutas e é perfeita para cortes que exijam mais precisão.

De Carne

Com lâmina rígida e ponta curvada, é ideal para cortar carnes cruas, assadas ou cozidas.

Para desossar

Longa, fina e forte, é usada para remover a carne do osso. A sua finura permite deslocar-se com as curvas e dobras do osso e separar a carne de forma eficaz, deixando o mínimo para trás. Ao usar uma faca para desossar, não tente cortar ossos.

De Pão

O fio serrilhado proporciona o corte da camada mais dura de maneira uniforme, sem amassar.

De Queijo

São especialmente projetadas para cortar queijos densos e duros e são encontradas em uma variedade de modelos que combinam com tipos específicos de queijos.

faca santoku

Santoku

Santoku significa “três virtudes”, uma alusão à versatilidade desta faca de origem asiática que serve para cortar, fatiar e picar. As facas Santoku têm lâminas longas e levemente afiladas com um ponto de queda para permitir um trabalho de corte mais preciso e intrincado. Elas geralmente têm ondulações ao longo da lâmina para evitar que os alimentos grudem no metal.

Manutenção

A manutenção regular é importante para mantê-la afiada e segura. Uma faca afiada é mais segura de usar do que uma que ficou cega, pois requer menos pressão para cortar, o que significa que é menos provável que ela escorregue e seja mais fácil de controlar. Também é menos cansativa e faz cortes mais limpos e precisos.

Existem três maneiras de afiar – usando uma chaira, uma pedra de amolar ou um afiador manual ou elétrico.

manutencao de facas de cozinha

Dicas para conservar

Use um pano ou esponja macios e um pouco de detergente para limpar a faca na torneira quente. Nunca use lã de aço ou superfícies abrasivas. Segure o cabo e limpe-a pela parte de trás – nunca coloque o fio cortante em direção à sua mão. Enxágue, seque e guarde com segurança. Nunca deixe uma faca em uma pia cheia de água e outros utensílios, pois você pode se cortar ao pegar outros objetos.

manutenção facas de cozinha

Corte na superfície certa

Sempre use uma tábua de corte de madeira, bambu ou plástico. Elas ajudam a proteger o fio cortante da lâmina, o que significa que ela manterá seu fio cortante por mais tempo.

faca ideal

Veja também:
– Dicas para o uso correto da faca de cozinha

Previous Post
5 de novembro de 2020
Next Post
5 de novembro de 2020

1 comentário

Leave a Reply

Related Posts