Acontece

Dicas para usar o Mandoline

mandoline

Mandoline é um utensílio que corta frutas e legumes em fatias finas e uniformes e todo cozinheiro doméstico deveria pensar seriamente em ter um em sua cozinha – nós contamos porquê!

Ele é essencial para fazer saladas de legumes perfeitas, batatas crocantes, fatias de frutas super finas para tortas e muito mais. Ele é especialmente útil quando se deseja um corte mais fino do que com uma faca e um tamanho consistente em todas as fatias, como nas batatas chips por exemplo – é isso que vai garantir que todas estejam crocantes na mesma proporção.

mandoline

Dicas para obter fatias finas e uniformes com segurança.

Coloque o mandoline em uma tábua ou superfície plana e limpa, pois ela entrará em contato com os alimentos picados. O mandoline nunca deve oscilar ou escorregar durante o uso.

Utilize o mandoline sempre perpendicular a você e mantenha a extremidade elevada mais próxima – empurrar para frente e para trás dá a você mais controle no manuseio. Não coloque o mandoline paralelo a você, pois fatiar de um lado para o outro pode causar escorregões ou resultados desiguais.

Antes de iniciar corte os alimentos para formar uma superfície plana. Se você estiver cortando uma batata, limão ou outras frutas ou vegetais redondos, corte-o ao meio. O mandoline cortar melhor uma superfície plana. Mantenha a outra extremidade arredondada para obter uma melhor aderência dentro da proteção para as mãos.

Molhe a lâmina e o corpo do mandoline se precisar de mais lubrificação. Algumas frutas e legumes são suculentos o suficiente para facilitar o fatiar, mas os legumes ricos em amido, como batatas, não deslizam bem se secarem.

Mantenha a pressão uniforme no vegetal para obter fatias uniformes. Se o utensílio tiver um protetor para dedos, use-o – ele manterá a mão longe da lâmina e ajudará a segurar seu vegetal com mais firmeza.

Agora que você já sabe como manusear, que tal pensar no mandoline para dar um upgrade em seu cardápio do dia-a -dia? Com a ajuda dele, você incrementa o uso de vegetais e foge dos preparos tradicionais, tornando seu cardápio muito mais variado e interessante e, até, mais saudável. A abobrinha por exemplo, ela vai sempre parar no refogado? Dê uma chance para ela na salada! Utilizando o mandoline você consegue fatias finíssimas e pode utilizar a abobrinha crua em saladas fresquíssimas e saborosas.
Jiló, gengibre, rabanete, pepino, maxixe e cenoura ganham muito sabor em formato de conservas. Já os tubérculos viram deliciosos e saudáveis chips quando fatiados finamente – experimente com batata doce, mandioquinha, beterraba! Depois que você descobrir a facilidade de usar um mandoline na cozinha, nunca mais vai olhar para os vegetais da mesma forma. Quer experimentar?

mandoline

Sunomono – Salada de pepino japonesa

1 pepino japonês
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de gergelim branco e/ou preto tostado

Lave bem e seque o pepino.
Use um mandoline para fatiar os pepinos bem fininhos.
Coloque os pepinos em bowl e junte o sal. Misture bem.
Leve os pepinos para uma peneira – eles vão desidratar e soltar bastante água.

Enquanto o pepino desidrata, em uma panela em fogo baixo coloque o açúcar e o vinagre. Deixe aquecer até que o açúcar derreta e se misture ao vinagre, mas não deixe ferver. Reserve e deixe esfriar.

Enxágue os pepinos em água corrente para tirar o excesso de sal. Esprema bem com as mãos para tirar o excesso de água.

Coloque os pepinos em um bowl e adicione o molho de vinagre.
Finalize a salada com o gergelim tostado.

mandoline

Picles de rabanete

1 maço de rabanetes
¾ xícara de vinagre de vinho branco ou vinagre de maçã
¾ xícara de água
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de sal
½ colher de chá pimenta calabresa
½ colher de chá de sementes de mostarda

Corte as partes superior e inferior dos rabanetes e use o mandoline para fatiar os rabanetes em rodelas muito finas. Coloque as fatias de rabanete em um pote com fechamento hermético e adicione a pimenta e as sementes de mostarda. Reserve.

Para preparar a salmoura: Em uma panela pequena misture o vinagre, a água, o mel e o sal. Deixe a mistura ferver, mexendo ocasionalmente, depois despeje a mistura sobre os rabanetes. Deixe a mistura esfriar até a temperatura ambiente. Você pode servir os picles imediatamente ou cobrir e refrigerar para consumir depois. Os picles ficarão bem na geladeira por várias semanas, embora estejam no estado mais fresco e crocante por cerca de 5 dias após o preparo.

mandoline

Você também vai gostar:
Chips Assados

Previous Post
26 de junho de 2020
Next Post
26 de junho de 2020

Os comentários estão desabilitados.