Dicas

Dicas para tirar manchas de roupas

como retirar manchas

Quem já derrubou vinho no vestido favorito sabe o quanto pode ser frustrante tentar retirar manchas de tecido, muitas vezes sem sucesso. Vinho tinto, sangue, chá, café… a lista de vilões das roupas é grande mas, felizmente, existe esperança na remoção dessas inimigas do nosso closet!

Reunimos algumas das dicas mais conhecidas para remover manchas, mas vale lembrar que o sucesso das dicas depende de inúmeros fatores – desde a qualidade do tecido até o tempo que a peça passa manchada.
Quando o assunto é mancha, a dica de ouro é tentar agir rápido. Quanto antes você tentar se livrar da mancha, mesmo que apenas retirando o excesso de produto derramado, maiores são as chances da peça ser lavada com mais facilidade. Outra dica é seguir sempre as orientações de lavagem das etiquetas – alguns tecidos necessitam de cuidados extras e outros não podem receber certos tipos de limpadores, como alvejantes por exemplo. Na dúvida, opte pelo serviço de uma lavanderia profissional para salvar sua peça querida.

Tomate
Use vinagre para tirar mancha de tomate de roupas coloridas. É só aplicar 1 a 2 colheres de vinagre branco em cima da mancha e deixar agir por 30 minutos. Enxágue e esfregue detergente neutro sobre a mancha antes de lavar com água fria.

Sangue
Água com gás ou água misturada com um pouco de sal podem ajudar a remover a peça recém manchada de sangue. Aplique no local, aguarde alguns minutos e lave. Na maioria dos casos, você terá mais sorte em remover manchas de sangue se tratá-las imediatamente após a ocorrência, antes que as manchas possam secar. No entanto, como nem sempre isso é possível, se a mancha já está seca uma opção é utilizar água oxigenada. Aplique água oxigenada 10 volumes em cima da mancha e deixe agir. Depois lave naturalmente.

Colarinho
Uma solução fácil e que você com certeza tem em casa: xampu.
Aplique uma pequena quantidade na gola, esfregue para penetrar bem o xampu, deixe de molho por cerca de 15 a 30 minutos e enxague abundantemente. Depois, prossiga com a lavagem normal.
Qualquer tipo de xampu pode ser utilizado mas as versões para cabelos oleosos costumam ser mais eficazes.
O xampu também é eficaz na remoção de manchas em fronhas.

Batom
Aqui a solução pode ser mais complicada porque os batons tem diferentes fórmulas e pigmentações. Se você apenas esbarrou na hora da maquiagem, a primeira coisa é tentar retirar o excesso cuidadosamente – pode usar um papel toalha, sem esfregar. Se a mancha é maior, pegue um detergente neutro para louça e aplique-o na parte dela. Coloque um pouco de água quente na parte manchada e esfregue cuidadosamente. Repita os passos antes de lavar a peça até que a mancha tenha sumido.

Gordura
Essa é com certeza uma das manchas mais temidas, seja pela coloração da gordura ou pelo medo de nunca mais ter sua roupa como antes. Se a gordura que manchou estava muito quente, dificilmente você vai conseguir remover, porque ela já queimou a fibra do tecido. Se não foi esse o caso, tente uma das alternativas:

Talco ou amido de milho
Coloque em cima da mancha e deixe assim a noite toda. No dia seguinte, faça a lavagem da roupa normalmente.

Água quente com detergente
Misture água quente com detergente e coloque em cima da mancha, esfregando.

Removedor caseiro
Para fazer você precisa de uma xícara de sabão em pó dissolvida em amônia líquida até ficar uma mistura espessa. Adicione a essa mistura 4 colheres (sopa) de vinagre branco, 4 colheres (sopa) de álcool retificado e 1 colher (sopa) de sal.

Caneta
Se você já foi ingênuo o suficiente para guardar uma caneta esferográfica no bolso talvez já tenha se deparado com essa temida mancha. Vale lembrar que nem todos os tipos de tinta são iguais, portanto o tratamento varia de acordo. Se houver tinta de caneta esferográfica em uma peça de roupa, coloque uma toalha de papel por baixo da mancha. Em seguida, aplique um pouco de álcool comum na área afetada. Manchas maiores podem precisar de molho por até 15 minutos. Limpe a mancha com um pano limpo até perceber que a tinta não está mais sendo transferida. Enxágue e lave como de costume em água quente.
Outra opção é utilizar leite. Ponha um papel toalha na parte debaixo do tecido e jogue um pouco de leite em cima da mancha. Coloque outro papel toalha, mas dessa vez por cima da mancha – como um sanduíche. E faça isso quantas vezes precisar até que ela saia por completo.

Vinho tinto
Com certeza uma bela taça de vinho tinto fica muito melhor na sua mão do que na sua roupa! Felizmente, existe salvação para essa mancha infeliz. Se a mancha do vinho tinto estiver fresca, absorva o líquido imediatamente com papel toalha, sem esfregar. Em seguida, o mais rápido possível, estique o tecido manchado sobre uma tigela grande, prenda o tecido (é ideal um elástico grande), aplique uma camada de sal à mancha e deixe repousar por cerca de cinco minutos. Em seguida lave normalmente. Também é possível utilizar uma mistura de vinagre branco e água (3 medidas de vinagre branco para 1 de água)- basta misturar e aplicar sobre a mancha antes de lava-la como de costume.

Café
Uma das manchas mais comuns, também não é a mais desesperadora.
Se você acabou de derrubar o café na roupa lave imediatamente o local com água quente, quase fervendo. Dessa forma você dissipa o café e não deixa ele penetrar no tecido. Se estiver em um local de difícil acesso para molhar com água, esfregue 1 cubo de gelo na roupa até a mancha sumir. A mancha já está seca? Molhe-a com água morna e acrescente 1 colher (café) de bicarbonato de sódio. Deixe que ele absorva o café e depois lave normalmente.

Chá
Contanto que você não se queime quando derramar a caneca, não há com o que se preocupar. O mais rápido possível, use um cubo de gelo e passe sobre a mancha, lavando-a em seguida. Se a mancha for antiga, use glicerina líquida. Você também pode usar agua oxigenada 20 volumes. Se a mancha for em um tecido de cor não firme, passe uma mistura de álcool etílico e sabão, lavando em seguida com água fria.

Previous Post
6 de março de 2020
Next Post
6 de março de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido