Dicas

Dicas para limpeza de aço inox

como limpar inox

O aço inox é talvez mais conhecido por sua capacidade de resistir à ferrugem e à corrosão, tornando-o uma escolha popular em cozinhas industriais e caseiras, em utensílios e eletrodomésticos. O material traz estilo e sofisticação mas também uma certa preocupação com a manutenção. Impressões digitais e manchas de água tendem a decorar as superfícies de máquinas de lavar louça, geladeiras e fornos. Sujeiras permanentes também trazem risco de ferrugem a utensílios e aparelhos de aço inoxidável, portanto é imprescindível manter uma limpeza de rotina específica para este material.

O que você precisa saber sobre limpeza de aço inox?

A primeira coisa é utilizar os produtos adequados, que podem garantir que não haja riscos ou manchas e, assim, aumentar a vida útil do aço inox. Evite produtos de limpeza pesada a base de amoníacos, saponáceos, desengordurantes, solventes e álcool. Se for necessário o uso – em caso de limpezas mais profundas – siga sempre a orientação dos fabricantes para correta diluição. Produtos alcalinos, sem cloro ou com cloro alcalino, detergentes suaves e neutros, água, sabão e removedores à base de amônia diluídos em água morna são os mais indicados – consulte sempre as embalagens!

Nunca utilize o lado mais abrasivo das esponjas e passe longe de palhas de aço e escovas com cerdas muito duras. Além de causar riscos, estes produtos tendem a retirar o brilho do inox. Utilize sempre panos de microfibra, esponjas de nylon e colheres e espátulas de silicone, plástico ou borracha, no caso dos utensílios de cozinha.

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE PANOS DE LIMPEZA EM MICROFIBRA

Limpe no sentido correto!
Isso mesmo, assim como a madeira, o inox também possui um sentido correto para orientação da limpeza. Difícil? Não! Na hora de limpar utilize como base as linhas que o aço inox possui e evite movimentos circulares, especialmente quando você utilizar produtos mais abrasivos.

Não espere muito tempo entre o final do uso e a limpeza do inox, pois, se a sujeira permanecer na superfície por um longo período, a limpeza será dificultada e, em alguns casos, os danos podem ser irreversíveis.

A nada de deixar o inox no escorredor de louças! É imprescindível secar sempre as peças em inox para evitar o aparecimento de manchas na superfície.

E, finalmente, nunca raspe uma superfície de inox!

como limpar inox

Limpeza de rotina

É ela que garante a preservação das características do aço inox e evitam o aparecimento de manchas. Mantenha os itens em inox regularmente limpos e evite a necessidade de produtos mais pesados.
para limpar o inox comece removendo os detritos. Em seguida, molhe as superfícies que serão higienizadas. Misture um pouco de detergente neutro com água morna. Aplique a solução com o auxílio de um pano macio ou de uma esponja de nylon e faça movimentos firmes e uniformes, cobrindo toda a superfície. Enxágue e em seguida seque com um pano macio, limpo e absorvente.

Limpeza pesada

Se houver manchas difíceis de remover ou arranhões na superfície, um limpador específico para aço inoxidável pode ser uma boa opção. Alguns desses produtos de limpeza removem manchas e protegem contra arranhões. Eles também podem ser usados ​​para polir superfícies. Leia e siga as instruções cuidadosamente, e certifique-se de testar primeiro o limpador em um local discreto. Quando terminar, enxágue bem a área e seque com pano macio.

Dica UP:
Sabia que a vaselina líquida ajuda a evitar marcas de dedos nas superfícies em inox? Use um pano macio e aplique a vaselina líquida sobre o local já limpo e seco com movimentos suaves.

itens para limpeza


		
	
Previous Post
27 de março de 2020
Next Post
27 de março de 2020

1 comentário

Leave a Reply

Related Posts