Dicas

Dicas para limpar vidros e espelhos

limpar_vidros

Janelas de vidro e espelhos sujam facilmente e a limpeza deles nem sempre resulta em superfícies brilhantes como esperamos. Fiapos e manchas são o grande problema na limpeza dos vidros e espelhos e nós sabemos que é difícil livrar-se deles, por isso reunimos algumas dicas que podem ajudar.

1. O que usar?
O primeiro passo é escolher bem o material que vai ser utilizado na hora da limpeza, isso porque o pano ou esponja escolhido deve ser macio, já que do contrário pode até arranhar a superfície a ser limpa. Uma boa dica é utilizar panos e luvas em microfibra, que limpam sem danificar a superfície, além de evitar bactérias e reter odores.

limpar_vidros

Confira nossa seleção de panos e luvas em microfibra.

Outra dica importante: separe os panos de limpeza de vidros e use sempre os mesmos para esta função – assim você não corre o risco de usar um tecido que contenha algum resquício de outro material de limpeza e que possa deixar a superfície manchada.

2. Reúna o material
Separe o material: limpadores de vidro ou vinagre branco, água, frasco de spray ou uma bacia, pano de microfibra ou pano macio sem fiapos, jornal e escovinha pequena para pequenos cantos.

No caso de você estar limpando uma janela de madeira, não deixe de colocar toalhas ou panos nos peitoris – isto evita que a água ou o produto utilizado respingue e manche a madeira.

3. Vamos começar
Com um pano seco ou espanador, comece retirando o pó excessivo da superfície.
Crie uma solução de limpeza misturando uma parte de vinagre branco e quatro partes de água ou utilize o limpador de vidros de sua preferência, mas prefira sempre usar produto que não contenha amônia.
Pulverize a solução no pano de limpeza. Caso o tamanho do vidro seja muito grande, o melhor é borrifar a solução no próprio vidro.
Esfregue a superfície de vidro em um movimento circular para remover todos os pontos de sujeira. Em seguida, limpe com movimentos verticais e horizontais para ter um vidro limpo e brilhante (confira nas dicas extras).
Limpe os cantos e bordas com uma escova pequena.
Termine com um lustre rápido usando jornal, papel toalha ou um tecido de microfibra seco.

4. Espelhos
Não é necessário nenhum tipo de produto de limpeza específico para limpar espelhos, basta molhar uma esponja macia com água, colocar quatro gotas de detergente e esfregar com bastante cuidado. Depois, remover o sabão com um pano molhado e enxugar com um pano seco. Para finalizar, o indicado é passar um papel toalha com um pouco de álcool, sempre em movimentos circulares, para que o espelho fique limpo, nítido e com brilho.

Dicas extras
– Ao limpar uma superfície de vidro com dois lados escolha um dos lados para movimentos horizontais e outro para movimentos verticais – por exemplo, se você limpou o tampo da mesa na parte de cima com movimentos horizontais, use movimentos verticais na parte de baixo. Isso faz toda diferença na hora de identificar pontos manchados e corrigir.
– Se a área que vai ser limpa é grande, o ideal é dividir em espaços menores, repetindo em cada um deles os processos de limpeza.
– Na hora de usar água, prefira filtrada, isso porque os minerais presentes na mesma atrapalham na eficácia da fórmula, além de deixar marcas no vidro.
– Nunca utilize produtos abrasivos como lixas, palhas de aço ou esponjas muito duras.

Gostou das dicas? Agora confira nosso setor Lavanderia para conferir todos os itens que vão te ajudar na hora da limpeza da casa.

Previous Post
19 de julho de 2019
Next Post
19 de julho de 2019

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts