Dicas

Cosméticos na cozinha

Cosméticos caseiros

A tradição de criar cosméticos caseiros para a pele e cabelo faz parte de muitas culturas ao redor do mundo, com receitas frequentemente transmitidas de geração a geração – quem nunca ouviu uma receitinha da avó para hidratar o cabelo ou deixar a pele mais viçosa? Em épocas onde o acesso a cosméticos era difícil ou escasso, as receitas caseiras eram grandes aliadas nos cuidados com a beleza.

Já nos últimos anos, aliado ao movimento da beleza verde, este hábito ganhou força, principalmente entre o público jovem. Agora é uma tendência em expansão e você vai descobrir que pode ser simples e natural fazer seus próprios cosméticos em casa, usando ingredientes de sua cozinha.

Máscara Hidratante para o cabelo

Meio abacate/avocado maduro
2 colheres de sopa de azeite

Parta o abacate ou avocado ao meio, retire o caroço e, com a ajuda de uma colher, retira a pola e coloque em um bowl. Junte o azeite e com um garfo amasse bem até ficar homogêneo. Aplique a mistura no comprimento do cabelo, deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.

Esfoliante para corpo e rosto

1 xícara de chá sementes de mamão
1/2 xícara de chá de água
1/2 xícara de chá de mel

Bata todos os ingredientes no liquidificador, aplique no corpo e rosto, deixe agir por 5 minutos e lave com água.

Atenção!
Não tome sol nas três horas após aplicar o esfoliante.
Esta receita pode ser armazenada em um pote com tampa por até 20 dias na geladeira.

Máscara Hidratante para o rosto

1 xícara chá de mamão amassado
2 colheres de mel

Parta o mamão e descarte as sementes (guarde para fazer o esfoliante acima!). Com uma colher, retire a polpa do mamão e coloque em um pilão. Adicione o mel e misture até ficar homogêneo. Aplique a mistura no rosto, deixe agir por 15 minutos e lave o rosto com água fria.

DICAS PARA PRODUZIR COSMÉTICOS CASEIROS

Produza a quantidade certa
Como é quase impossível saber a provável data de validade de produtos caseiros para a pele, uma das melhores dicas é produzir pequenas quantidades. Isso também te dá liberdade para experimentar ingredientes novos a cada preparo e descobrir aqueles que melhor funcionam para sua pele/cabelo.

Orgânicos
Certamente quanto melhor a qualidade dos ingredientes, mais eficiente e segura será a sua fórmula. Dê preferência a ingredientes orgânicos e certificados sempre que possível.

Meça seus ingredientes corretamente
Use balança digital ou medidores ao reproduzir receitas de cosméticos caseiros. A medição é o método mais preciso e permitirá que você tenha o equilíbrio certo de ingredientes em sua formulação. Além disso, você deve sempre anotar sua fórmula e também as alterações que forem feitas, o que permite que você vá adequando as receitas para garantir um melhor resultado.

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE XÍCARAS E COLHERES MEDIDORAS

E você, tem uma receitinha de cosmético caseiro infalível?

Previous Post
12 de julho de 2021
Next Post
12 de julho de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts