Apesar do nome, o copo americano é na realidade muito brasileiro. Nascido em 1947, seu desenho foi concebido por Nadir Figueiredo (1891-1983), co-fundador da empresa de mesmo nome. O nome tão popular veio do maquinário, importado dos EUA na década de 40 – daí, “copo americano”.
Eleito no país como o melhor copo para se tomar cerveja, e exposto no museu MOMA de Nova York como símbolo do design brasileiro, o copo americano virou ícone por sua essência cool, intensa e democrática e hoje é o queridinho de todos os brasileiros e da indústria vidreira do país, chegando aos 6 bilhões de copos produzidos em 2010.
E a inovação continua. A paixão por seu estilo e versatilidade inspirou novos produtos e investimentos da Nadir Figueiredo em tecnologia para a linha brasileira de copos mais charmosa do mundo. E a melhor notícia é que a linha crescidinha já está na Utilplast, com xícaras, bowls, jarras e o design amado por todo brasileiro.
Quem disse que copo é só para beber? Fica um charme na hora de servir a sobremesa.
Caldinho de feijão também vai bem no copinho ou xícara.
Uma camada para agradar ao paladar. Uma para dar energia. Outra para dar o charme. Todo mundo vai amar o seu Café Mocha em camadas.
Você sabia?
Em Belo Horizonte, Minas Gerais, o copo americano também é conhecido como copo lagoinha.