Dicas

Como limpar faqueiros

como_limpar_faqueiro

Usados no dia a dia ou em ocasiões especiais, os faqueiros merecem atenção especial na manutenção. Sejam de inox, prata ou com outros banhos, basta seguir algumas dicas para mantê-los sempre limpos e brilhantes.

Faqueiros de aço inox
Além de ser um metal lindo e resistente, o aço inox (como o próprio nome diz) é inoxidável, ou seja, não enferruja. Além dessa característica, os talheres de aço inox têm outras vantagens, como o fato de não descascarem e nem escurecerem com o tempo, e por ser um metal forte e durável, também resiste a flexões e deformações. Apesar das vantagens, vale a pena manter uma rotina de limpeza nos faqueiros de inox para que conservem-se sempre bonitos.

Primeiro limpe os seus talheres em água quente e detergente- use sempre detergente neutro e o lado macio da esponja. É importante remover o excesso de comida o mais rápido possível depois de usá-los, pois o sal e os ácidos causam danos graduais. Seque à mão com um pano limpo e não abrasivo para remover manchas de água. Quanto mais rápido você secar seus talheres, melhor para evitar marcas de secagem naturais indesejadas.

Muita gente confunde inox com alumínio, acreditando que esfregar as peças com esponja de aço ou o lado abrasivo da bucha de lavar pratos vai conferir mais brilho às peças. Puro engano! No aço inox, esse tipo de descuido arranha as peças em vez de deixar brilhando.

Além dos produtos específicos existentes no mercado, soluções de limpeza naturais, como vinagre, suco de limão, azeite e club soda, funcionam muito bem na remoção de manchas de aço inoxidável.

Vinagre
Os ácidos e as propriedades de limpeza do vinagre branco destilado podem limpar e polir os talheres de aço inoxidável. Para iluminar as áreas sem brilho, aplique um pouco em um pano de limpeza e esfregue a sujeira e a mancha. Reaplicar mais vinagre e repita para realmente fazer brilhar. Lave com água quente e seque com uma toalha para terminar.

Azeite
Use um pano com azeite de oliva para esfregar manchas visíveis. Certifique-se de que o garfo esteja limpo e adicione uma pequena quantidade de azeite ao pano de limpeza. Esfregue e limpe para remover manchas ou torná-las menos visíveis. Lave, enxágue e seque para terminar.

Suco de limão
Uma simples aplicação de suco de limão pode tirar manchas do inox. Pegue um pano de limpeza e umedeça com o suco. Limpe e esfregue até que a mancha tenha sido removida. Repita conforme necessário. Uma vez terminado, lave e seque bem.

Club Soda
Ideal para tirar manchas difíceis. Deixe de molho no Club Soda por alguns minutos. Em seguida lave normalmente e lustre com um pano umedecido com Club Soda. Seque com outro pano limpo e seco.

No caso de sujeiras incrustadas e mais difíceis de remover basta fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e água morna, deixando os talheres mergulhados ali por 30 minutos. Feito isso basta enxaguar e enxugar com um pano seco que eles ficarão como novos.

como_limpar_faqueiro

Faqueiros de prata
Limpar talheres de prata pode parecer antiquado, mas é tão importante agora como sempre foi. A prata danifica facilmente e você precisa limpa-la com cuidado para manter seus aspecto sempre impecável.

Retire os restos de comida o mais rápido possível e limpe qualquer excesso de sujeira ou resíduo em água morna e sabão. Use sempre um pano macio e não abrasivo para secar os talheres de prata.

Para dar polimento aos talheres de prata existem soluções no mercado e panos específicos que possuem uma cera especial de polimento que proporciona limpeza e brilho ao entrar em contato com a peça. Consulte sempre a embalagem para certificar-se de usar corretamente os produtos.

Lembre-se, ficar muito exposta ao ar pode causar manchas na prata. Guarde talheres em sacos plásticos, plástico filme ou em saquinhos de algodão.
Uma rotina regular manterá a parta limpa, mas a limpeza extra ou o polimento podem ser necessários de tempos em tempos também.

Dourados & afins
Eles são um charme, mas requerem algum cuidado para que não manchem ou descasquem. Deixe-os de molho em água por cerca de meia hora e limpe-os com um pano umedecido em água e sabão neutro para tirar a sujeira mais simples. Para manchas persistentes, aqueça um litro de água e adicione 10 gramas de bicarbonato de sódio e deixe os talheres dourados submersos na mistura até a mancha sair.
Para manter a aparência elegante dos talheres dourados, é bom seguir a limpeza com uma flanela e uma boa cera para polir. Com movimentos delicados, esfregue a flanela nos talheres para dar brilho e guarde-os em local protegido do sol em seguida.

faqueiro_dourado

Confira este produto: Faqueiro Elemental Maxwell & Williams ouro 16PÇS – 28374

Dicas adicionais

Quando deixado sujo na pia, a comida pode ficar presa como cola em colheres e garfos. Lavar imediatamente tornará o trabalho mais fácil e também evitará manchas que só ocorrem com o tempo. Alimentos ácidos, como molho de macarrão, pode danificar talheres se deixado em contato com eles por muito tempo.

Usar uma máquina de lavar louça certamente economizará tempo e esforço, mas não se esqueça de secar com a mão para evitar manchas. Manchas difíceis e os alimentos endurecidos podem não ser removidos durante o uso de uma máquina, portanto, pode ser necessário fazer um acompanhamento manual da limpeza.

Confira nossa seleção de faqueiros.

Previous Post
15 de agosto de 2019
Next Post
15 de agosto de 2019

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts