Pães Receitas

Colomba Pascal

colomba pascal

Muito além dos ovos e do bacalhau, a Colomba Pascal, um pão doce em formato de pomba, traz uma tradição italiana para nossas casas na Páscoa. Acredita-se que o nome e o formato teve origem quando um rei italiano teria optado por encerrar uma guerra depois que um padeiro de uma cidade inimiga lhe ofereceu o doce em formato de pomba. Era véspera do feriado da Páscoa do ano de 572, a ocasião perfeita para celebrar o perdão. O símbolo ganhou força e até hoje está presentes nas mesas de café da manhã do domingo de Páscoa.

Uma massa aerada e amanteigada que pode receber o recheio de sua preferência – a colomba pascal original leva apenas laranja cristalizada, mas há versões com outras frutas, passas e até chocolate. A cobertura tem um aspecto craquelado e leva açucar e amêndoas – uma delícia! A receita pede uma fermentação lenta e o ideal é utilizar o levain (fermento natural), mas ela também pode ser preparada com o fermento biológico. Apesar de parecer elaborado, o preparo é simples e pode virar sua mais nova tradição de Páscoa. Mão na massa!

Ingredientes

Para a massa

5 xícaras de farinha de trigo (700gr)
1 xícara de manteiga sem sal amolecida
1 xícara de agua morna
1 xícara de açucar (160gr)
1/2 xícara de frutas cristalizadas e passas (ou laranja cristalizada ou gotas de chocolate)
50 gr de fermento biológico fresco (ou 15gr de fermento biológico seco)
4 gemas grandes
1 colher (chá) de raspas de laranja
(confira nossa seleção de raladores)
1 colher (café) de essência de laranja
1 pitada de sal

Para a cobertura

4 claras de ovo
250gr de farinha de rosca
100gr de açucar de confeiteiro
1 xícara de amêndoas torradas

Comece dissolvendo o fermento na água junto com o açúcar e o sal, em um bowl grande. Junte a farinha, a manteiga, as gemas, as raspas e a essência e misture bem – se preferir, utilize a batedeira, com o gancho para pães. Junte as frutas (ou gotas de chocolate) e sove um pouco, para ativar o fermento e misturar bem os ingredientes, até ficar uma massa elástica. Coloque a massa em uma forma para colomba, cubra com um pano úmido e deixe crescer (de preferência em um local aquecido) por pelo menos 1 hora.

Prepare a cobertura

Bata as claras até espumar, acrescente a farinha e o açúcar e misture. Espalhe essa mistura sobre a colomba já crescida e decore com as amêndoas. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 30/40 minutos ou até ficar dourada. Deixe esfriar em uma grade.

Você também vai gostar:
– Mesa posta – Páscoa

Previous Post
23 de março de 2021
Next Post
23 de março de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido