Dicas

Chá da tarde

cha da tarde

A estação mais charmosa do ano vai chegando e convida para um delicioso chá da tarde e, aproveitar os espaços abertos, varandas e jardins, é uma sempre uma ótima ideia, certo? Para receber as amigas, passar uma tarde com a mãe ou apenas para celebrar a primavera, reunimos algumas dicas para servir uma experiência digna de rainha.

Aliás, se a ideia é mesmo servir um chá da tarde inglês, prepare-se. Há uma série de regras rígidas que envolvem esse ritual, que muitos consideram ser mais social do que gastronômico. Parece que tudo começou com a Duquesa de Bedford em 1840. Consta que ela começou o costume de pedir um lanche da tarde (geralmente pão com manteiga) em seu quarto, junto com um bule de chá fumegante para aplacar a fome entre o almoço e o jantar. Isso se tornou um hábito e ela começou a convidar amigos para se juntarem a ela. O que nos leva à questão do tempo: só quando servido entre às 15h30 e às 17h o chá é um verdadeiro ‘chá da tarde’. Durante a década de 1880, o chá se tornou um evento social da moda e as damas da sociedade vestiam vestidos longos, luvas e chapéus para a ocasião. Que tal se deixar levar por esta atmosfera?

Os itens necessários

Guardanapos, um bule de chá, xícaras, pires e um prato com com pelo menos dois ou três andares para exibir os petiscos doces e salgados.

A estrela principal

O bule deve ser sempre aquecido (enxaguando-o com água quente), o que garante que a porcelana não sofra um ‘choque’ quando a água fervente é despejada. Hora de adicionar seu chá escolhido.
O cálculo é uma colher de chá para cada convidado, e uma adicional de reserva. Se você quiser servir diretamente, terá que usar um pequeno filtro em cada xícara, mas pode-se facilitar a tarefa usando um infusor. Os tempos de infusão variam de 3 a 5 minutos. Os verdadeiros apreciadores usam mais de um bule: um para chás pretos, um para verdes e outro para aromáticos – o negócio é levado a sério mesmo!

Leite ou limão?

A maioria dos britânicos toma chá com leite, hábito originado do fato de que uma gota de leite frio na xícara evitava que o chá escuro e fervente quebrasse ou manchasse a delicada porcelana, mas há quem prefira uma fina fatia de limão. O açúcar deve estar presente em cubos ou cristais, brancos e escuros, e você também deve fornecer mel ou adoçantes.

O que servir

Não existe uma regra, mas um chá da tarde padrão tem sanduíches, bolos, scones ou bolinhos para chá. Você também pode adicionar doces, petit fours, madeleines, macarons ou biscoitos.
Comece com os sanduíches com recheios diversos, os itens mais neutros como bolinhos e pãezinhos e por último os docinhos. É fundamental servir cada item em porções pequenas, pois o chá deve ser consumido preferencialmente sem a necessidade de talheres. Não esqueça as geleias, manteiga e cremes para os mini pães. E para beber, porque não champagne? Temos certeza que a rainha aprovaria.

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE TAÇAS PARA CHAMPAGNE

sanduiche ovos e pepino

Mini sanduíche de ovos e pepino para o chá da tarde

Misture 1 pepino japonês ralado (deixe por alguns minutos em uma peneira para drenar a água), 2 ovos cozidos amassados, 200g de iogurte natural e tempere com sal, pimenta do reino e um fio de azeite. Passe a mistura em pães de forma sem casca e corte-os em quadrados ou triângulos.

bule de cha

A etiqueta

Você não precisa ser tão rígido, mas se a ideia é seguir a tradição…

Sempre coloque dois dedos em cima do bule ao despejar o chá.

Mexa o chá com uma colher a partir da posição das 6 horas na xícara e até a posição das 12 horas, sem bater nas bordas da xícara.

Não beba o chá imediatamente ao servir. A infusão levará pelo menos três minutos.

É essencial lembrar que o leite é adicionado após o chá ser servido, não antes. Se você tem um convidado, sempre sirva o chá para ele primeiro.

Segure a xícara pela alça e evite levantar o dedo mindinho (nós avisamos que as regras eram rígidas!)

Não assopre o chá quente para esfriar e beba em pequenos goles. A ideia é apreciar, sem pressa.

A xícara é colocada no pires entre os goles.

Abra o guardanapo em seu colo. É educado deixar o guardanapo colocado à esquerda ao sair da mesa.

cha da tarde

Ou um pouco de leveza

Uma mesa posta bem bonita, guardanapos, xícaras, flores e um capricho ao servir também podem transformar um chá comum em uma experiência deliciosa. Use os itens que você guarda para ocasiões especiais, aposte em versões mini de mantegueiras, meleiras e use um prato de bolo para servir os docinhos e capriche no chá! Que tal tirar aquele bule lindíssimo do armário? Não existe uma ocasião mais perfeita.

Bom chá!

Usou nossas dicas? Compartilhe o resultado com a gente! É só marcar @utilplast em seu post nas redes sociais. Vamos adorar ❤️

Veja também:
Infusão de Sabores

Previous Post
3 de setembro de 2021
Next Post
3 de setembro de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts