Dicas

Aproveitando as sobras das ceias

aproveitamento das ceias

Quase sempre é comida demais e no final das ceias é preciso lidar com muitas sobras – e é aí que entra o reaproveitamento! Com ele você transforma as sobras em novos e deliciosos pratos, que te farão economizar tempo e dinheiro e podem te salvar no meio da semana de descanso.

Sobrou Assado?

Às vezes, o mais simples é o melhor. Desfie as sobras do assado e transforme-as em um delicioso sanduíche! Peru desfiado, folhas verdes (rúcula e agrião são ótimas!), um delicioso molho de mostarda e uma ciabatta fresquinha – pronto! um delicioso sanduíche de peru vai salvar o seu recesso da cozinha e te mostrar que o reaproveitamento pode te surpreender.

O lombo que sobra pode ser fatiado em cubos e virar um delicioso curry. Leve os cubos para a panela, acrescente vegetais e tempere com especiarias a seu gosto – sirva com um arroz ou cuscuz marroquino.

Sobras de pernil também viram ótimos sanduíches – desfie a carne e refogue com cebolas e pimentões. Junte pimenta dedo-de-moça picada, um punhado de coentro (ou salsa) e sirva em um pão francês – irresistível!
O pernil que sobra também pode virar recheio de tortas e salgados fritos – que tal um croquete de pernil? Processe as sobras e use no lugar da carne nas receitas de croquete.

aproveitamento da ceia

E, para finalizar o reaproveitamento das sobras de assados, que tal produzir um brunch delicioso para fechar com chave de ouro as comemorações de Natal? Fatias de tender são a base perfeita para um farto brunch. Use cubos de tender em uma caprichada omelete ou substituindo o presunto em charmoso Croque Madame. Très chic!

O tender também vira recheio de tortas suculentas – basta substituir a proteína nas receitas comuns – experimente trocar o bacon por tender na quiche lorraine – Você vai adorar!

Sobras de queijo

As tábuas de queijos são opções incríveis de aperitivos para as ceias, mas no dia seguinte pode ser que você tenha diversos pedacinhos de queijos diferentes sobrando. E agora? Transforme-os em um prato perfeito, como uma batata ou couve flor gratinada, uma quiche de queijo ou um farto Mac’n Cheese.

Lembre-se que queijos mais gordurosos derretem melhor e os mais frescos podem ser utilizados em saladas ou pastinhas para sanduíches.

Confira aqui receitas de Patês para petiscar

aproveitando panetone

Tem panetone demais por aí?

Muitas vezes dado como presente, você pode acabar ficando com algumas fatias de panetone que nem sempre se conservam bem por muito tempo. Trate-o como um brioche e use como base para um brunch impressionante – que tal rabanadas de panetone? Coloque fatias de panetone com manteiga em uma grelha até dourar e sirva finalizado com açúcar e canela – uma maravilha! O panetone também pode servir como base para outras sobremesas, como pavês, verrines ou pudim de pão.

Castanhas no ano novo?

Para mantê-las frescas o suficiente para usar por uma semana ou mais, coloque-as em um saco plástico na gaveta de salada da geladeira.
Para congelar, utilize um recipiente ou saco plástico próprio, retirando o máximo de ar  possível do saco e deixando pouca sobra de espaço no recipiente. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por 1 hora aproximadamente. Pode-se moer ainda congelada. A durabilidade no freezer é de 6 meses.

Além das dicas acima, vale lembrar que algumas sobras de pratos prontos podem facilmente ser congeladas e se mantém em freezer por até 3 meses.

E, por último, evite o desperdício! Um pouco de planejamento na hora das compras, da escolha do cardápio e da execução das receitas pode produzir menos sobras e mais economia.

Previous Post
16 de dezembro de 2020
Next Post
16 de dezembro de 2020

1 comentário

Leave a Reply

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido