Dicas

Aproveitamento integral de alimentos

aproveitamento do abacaxi

Um dos grandes desafios da humanidade é combater o desperdício de alimentos e uma das regras fundamentais para isso é o aproveitamento integral daquilo que consumimos. O Banco Mundial estimou que, anualmente, de um terço a um quarto dos alimentos produzidos para o consumo humano é perdido ou desperdiçado, uma triste estatística que pode ser modificada adotando o Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA).

Mas o que isso quer dizer?
Ao utilizar um alimento é preciso estar atento à sua utilização completa e isso inclui folhas, cascas, entrecascas, talos e sementes, que possuem alto valor nutricional. Assim, além de garantir o aproveitamento total sem desperdício – do alimento e da energia que foi utilizada para produzi-lo, também muitas vezes evita-se o descarte de resíduos e lixo que, se não tratado adequadamente, causa poluição.

Muitas vezes inclusive, o nutriente do alimento se encontra na casca ou na folha e por que descartar justamente a parte mais nutritiva? Cascas de frutas ficam deliciosas quando agregadas a chás, talos e folhas de legumes rendem deliciosos bolinhos e ficam ótimos quando incluídos nas sopas, os talos de agrião e brócolis que costumamos descartar viram um ingrediente bacana para risotos… o que importa é pensar antes de descartar e tentar descobrir uma maneira de desperdiçar!

Quer começar agora mesmo a praticar este consumo consciente e muito saboroso? E que tal começar pelo abacaxi?

Quase sempre é difícil escolher o abacaxi na hora da compra e quando o fruto não está doce muitas vezes é descartado ou acaba virando apenas suco (com muito açucar!). Mas um abacaxi, ainda que não super doce, pode ser utilizado em diversas receitas e modos de preparo – sorvete, geleia, salada, vinagrete, grelhado, chutney, em tortas e receitas de sobremesa. Sua casca é decorativa e depois pode virar chá ou ainda uma bebida mexicana fermentada, o Tepache. Aproveitamento total!

chutney de abacaxi

Chutney de Abacaxi

1 1/2 xícara de vinagre de maçã
1 xícara de açucar
6 cravos
1 pau de canela
3 xícaras de abacaxi picado
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher café de pimenta do reino branca
pimenta dedo de moça a gosto

Em uma panela antiaderente coloque o vinagre e o açucar mexendo até que o açucar se dilua, sem deixar que a mistura ferva. Acrescente o restante dos ingredientes e, ao estarem todos incorporados, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos, mexendo de vez em quando.
O ponto certo é quando o fundo da panela fica aparecendo o abacaxi ganha uma cor dourada. Se começar a queimar no fundo e ainda não estiver no ponto certo, pode acrescentar um pouquinho de água.

Chá com cascas de abacaxi

cha abacaxi

1 abacaxi
1 litro de água
mel ou açúcar mascavo a gosto

Lave bem e descasque o abacaxi. Pique as cascas em pedaços pequenos e despeje em uma panela, juntamente com 1 litro de água. Se não for consumir, aproveite também o miolo do abacaxi. Leve ao fogo, espere ferver, reduza o fogo, tampe, e deixe cozinhar por 15–20 minutos. Apague o fogo e deixe descansar por mais 5 minutos.

Adoce a gosto (experimente com mel ou com açúcar mascavo). Sirva quente ou gelado.

Rendimento: 1 litro.

tepache

Tepache

1 abacaxi
2 litros de água
½ a 1 xícara de açúcar branco ou mascavo
canela em pó a gosto

Lave bem e descasque o abacaxi. Pique as cascas em pedaços médios e reserve. Se não for consumir, aproveite também o miolo da fruta.

Misture de ½ a 1 xícara de açúcar branco ou mascavo em 2 litros de água, de acordo com o seu paladar. Com menos açúcar, o resultado será mais ácido e um pouco mais frisante; com mais açúcar, ficará mais doce e mais equilibrado.

Coloque a água com açúcar em uma jarra grande ou duas médias. Despeje as cascas e o miolo do abacaxi e cubra com filme-plástico. Deixe à temperatura ambiente, mas protegido de luz do sol direta, por 24 horas. Você vai notar bolhas se formando a partir da casca e uma espuma na superfície. Prove e veja se está do seu gosto. Se desejar, retire a espuma, cubra e espere mais 24 horas. Coe e leve à geladeira. Sirva bem gelado, com um pouco de canela em pó.
(Fonte: Cozinha do Clube)

Outras sugestões

Antes de virar chá, use a casca do abacaxi para servir picolés da fruta!


Previous Post
12 de junho de 2020
Next Post
12 de junho de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts