Dicas Receitas Saladas

Acompanhamentos – Saladas de grãos

saladas de grãos

As saladas de grãos oferecem uma maneira diferente, fácil e acessível de usar ingredientes comuns e conhecidos do cardápio do dia-a-dia, deixando-o mais diversificado, criativo e nutritivo. Saladas de grãos também são perfeitas para ser consumidas em temperatura ambiente e por isso são uma ótima opção para marmitas, além de poderem ser preparados com antecedência – alguns tipos de os grãos inclusive vão absorver ainda mais sabor do molho à medida que descansam antes de serem servidos.

O preparo de uma ótima salada de grãos de uma maneira geral pode ser organizada em quatro componentes principais:

saladas de grãos

Grãos

Praticamente qualquer grão pode ser a base da salada: trigo, quinoa, cevadinha, lentilha, grão de bico, ervilha, fava, arroz e feijão de todos os tipos. Cada um oferece características distintas de sabor e textura, o que significa que você pode ficar com seus outros componentes de salada, trocar apenas os grãos e acabar com um resultado diferente a cada vez. O segredo, ao cozinhá-los, é preferir menos água, para que os grãos fiquem inteiros e macios.

Ingredientes de apoio

Vegetais, ervas e proteínas podem trazer mais sabor e a oportunidade de usar ingredientes sazonais que você tenha à mão: aspargos, rabanete, ervilhas frescas, tomates, abobrinha e ervas frescas que você tenha em casa – salsa, coentro, cebolinha, orégano, hortelã e tomilho são ótimas opções.

Dependendo do frescor os vegetais podem ser servidos crus ou passados em água fervente por um ou dois minutos, que ainda vai manter a sua crocância. Se tiver mais tempo disponível, você também pode grelhar ou assar outros ingredientes (sobras de vegetais grelhados ou assados viram uma deliciosa salada!): tofu assado, queijo em cubos, ovos cozidos ou o restinho de proteína que estiver em sua geladeira – carnes desfiada, frango assado ou peixe grelhado vão à salada e deixam tudo ainda mais saboroso.

salada de grãos

Molho

Opções pronta do supermercado são tentadoras mas fazer o seu próprio faz toda diferença na salada. Grãos combinam bem com molhos mais ácidos à base de vinagrete de vinho tinto ou branco ou limão. Outros tipos de vinagres também fazem bonito: de Jerez ou de arroz por exemplo. O azeite também é um caminho fácil mas nada impede que você experimente variações com outros tipos de óleos como de gergelim ou amendoim, que garantem saladas com toque mais asiático.

Toppings

São aqueles ingredientes perfeitos para finalização, como nozes ou sementes torradas, azeitonas, alcaparras, algas, queijos picantes ou salgados, abacate, frutas secas picadas (damascos e passas são deliciosos, com seu equilíbrio doce-ácido) – eles são opcionais, mas adicionam textura e toques extras de sabor, tornando cada mordida mais interessante. Você pode criar suas combinações favoritas em grupos de dois ou três por salada – exemplos: amêndoas torradas, azeitonas verdes e passas douradas; sementes de algas e gergelim.

Que tal começar agora mesmo a criar suas combinações favoritas? Uma opção fácil e saborosa é o Tabule de Trigo, um prato tradicional da culinária árabe.

INGREDIENTES

½ xícara (chá) de trigo fino (para quibe)
2 tomates sem semente em cubinhos pequenos
½ cebola em cubos pequenos
1 ½ xícara (chá) de folhas de salsinha picada
¾ de xícara (chá) de folhas de hortelã fresca picada
caldo de 1 limão
¼ de xícara (chá) de azeite
sal a gosto

Hidrate o trigo 15 minutos em uma tigela com água. Passado os 15 minutos, escorra o trigo em uma peneira fina, retirando bem a água. Numa saladeira coloque a cebola, o tomate, a salsinha e a hortelã picados. Tempere com o caldo de limão, o azeite, sal a gosto e misture bem. Acrescente o trigo hidratado e misture delicadamente com uma colher – o trigo é o último a entrar na salada para não ficar encharcado. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir.

Você também vai gostar:
Molhos para Saladas

Previous Post
26 de abril de 2021
Next Post
26 de abril de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido