Dicas

Acompanhamentos para fondue

acompanhamentos para fondue

Fondue é um método divertido de cozinhar e uma ótima oportunidade para reunir a família e os amigos, ou mesmo para um jantar a dois. Muito mais do que uma refeição saborosa, fondue pode ser uma grande experiência de sabores, uma vez que é possível variar os ingredientes a cada preparo.

O fondue de queijo por exemplo é algo muito simples – uma panela de queijo derretido com vinho onde as pessoas podem mergulhar quase qualquer coisa. Mas, ao escolher estrategicamente os acompanhamentos, você pode transformar seu fondue de queijo em um aperitivo interessante e impressionante ou em uma refeição completa. Existem muitas opções para colocar ao redor da panela de fondue e nós vamos listar algumas.

acompanhamentos para fondue

Pão

Pão é a opção mais popular para fondue de queijo. Pão francês, breadsticks e croutons são sempre favoritos, mas também considere o pão multigrãos, pão de centeio e até bagels. Outra opção são os pães com sabores, como o pão rústico de castanhas, que fica fantástico quando mergulhado em queijo. Independentemente do tipo de pão que você escolher, certifique-se de torrá-lo levemente (especialmente o pão que pode se desfazer na panela) e depois corte-o em cubos grandes.

Vegetais

Legumes e queijo são uma combinação incrível. E quase qualquer vegetal serve, você só precisa decidir como cozinhá-lo de antemão. Legumes como aspargos, brócolis, pimentão, couve de Bruxelas, couve-flor, cenoura e abobrinha são deliciosos se assados ​​primeiro. Ou cozinhe no vapor algumas mini cebolas e mini batatas. Corações de alcachofra salteados, assim como quase todos os cogumelos (shiitake ou portobello fatiados são ótimas opções) são deliciosas adições ao fondue de queijo. E se você precisar de algo rápido que possa ser servido cru, experimente aipo, erva-doce, cenoura e tomate cereja. Legumes em conserva também funcionam: experimente cebolas, picles e pepino agridoce.

Carnes e frutos do mar

Adicione um pouco de proteína ao prato e você terá uma refeição completa Frango defumado ou presunto cozido em cubos ficam deliciosos com um pouco de queijo derretido. Embutidos como pepperoni, salame e linguiça são divertidos e saborosos acompanhamentos que vão trazer um pouco de tempero para a sua panela de fondue. Frutos do mar levemente cozidos no vapor como camarão, caranguejo ou lagosta, seriam uma oferta elegante e perfeita para uma ocasião especial.

Frutas

Não apenas no chocolate, mas as frutas também podem acompanhar o fondue de queijo. Sirva frutas cruas ou inteiras, como fatias de maçã verde ou vermelha, pêra fatiada, abacaxi e uvas sem sementes. Damascos e figos secos são opções perfeitas.

Acompanhamentos para fondue

O fondue de carne brilha ainda mais com molhos para acompanhá-lo. Ofereça pelo menos quatro opções, variando o sabor – de suave até picante e, se possível, fuja dos industrializados.

Sugestões de molhos para fondue de carne

Molho de raiz forte
Misture 1 colher de sopa de raiz forte (encontre no supermercado como Horseradish) com 3 colheres de sopa de creme de leite, suco de 1 limão, uma pitada de sal e pimenta. Refrigere até servir.

Salsa Verde
Coloque um punhado de salsa, manjericão, hortelã, coentro e estragão no liquidificador com 1 colher de chá de mostarda Dijon, 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto, 2 colheres de sopa de azeite, 4 anchovas e 1 dente de alho ralado. Bata somente até formar uma mistura homogênea.

Aioli
Misture 3 colheres de sopa de maionese com suco de 1 limão, 1 colher de chá de mostarda Dijon e 1 dente de alho ralado. Refrigere até que seja necessário.

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE BOWLS PARA SERVIR OS MOLHOS.

Acompanhamentos para fondue

No fondue de chocolate as frutas são um clássico. Morangos, bananas fatiadas, abacaxi fresco, manga, kiwi, maçãs, uvas, cerejas, figos, pêssegos, frutas secas são opções a prova de erro. Experimente as variações com bolo inglês, mini suspiros e marshmallows. Nuts macias, como nozes, também podem acompanhar. Para finalizar, uma ideia divertida é oferecer opções de finalização para a garfada de chocolate como granulados, nibs de cacau, cacau em pó e xerém.

DICAS

Os garfos de fondue são a melhor escolha para imersão porque são codificados por cores para que todos na mesa saibam qual é o seu, e são longos o bastante para evitar o contato com a panela de fondue quente.

Ao preparar os acompanhamentos para fondue, mantenha todos os alimentos do tamanho de uma mordida, em cubos ou fatias.

Prefira pão amanhecido pois o pão fresco tende a se desintegrar facilmente. O mesmo para bolos.

Cozinhe sempre o fondue no fogão, aquecendo à temperatura desejada e depois transfira para a panela de fondue. Uma panela de fondue manterá uma temperatura constante, mas não pode cozinhar o fondue.

Se receber mais do que 4 pessoas no total, invista em mais panelas de fondue. Cada panela serve confortavelmente 4 pessoas.

Para evitar respingos de óleo, mantenha os alimentos secos e garanta sempre uma quantidade mínima de alimentos dentro da panela.

Suco de limão sobre as frutas e verduras preparadas evita que elas escureçam.

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO PARA FONDUE

Previous Post
10 de junho de 2021
Next Post
10 de junho de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts