Dicas

8 dicas para montar um home office produtivo

montar um home office

O home office virou uma realidade para muitas pessoas e provavelmente veio para ficar. Embora trabalhar em casa traga inúmeras facilidades, esta opção também oferece diversas distrações e tentações, além da necessidade de criar um espaço apropriado dentro do ambiente doméstico. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a criar seu home office.

Um espaço produtivo

Tente ficar fora das áreas de tráfego e encontre um canto tranquilo da casa, se possível. Pinte seu espaço com uma cor que você goste. Esqueça o “bege escritório”: você precisa de uma cor que te inspire. Para algumas pessoas, é uma cor brilhante e alegre, como laranja ou verde limão – o verde aliás é considerado ótimo para produtividade. Outros precisam de um tom mais calmo e suave como o azul claro para ter um bom desempenho.

Pense e descubra como as cores afetam seu humor. Uma boa ideia é testar as cores antes de iniciar a pintura das paredes.

como montar um home office

Delimite seu espaço

Crie espaço suficiente para que você possa ter tudo o que precisa para fazer seu trabalho facilmente à mão. Vale a pena fazer isso logo no início de sua experiência de home office pois, ao zonear um lugar específico, você está fazendo uma conexão mental de que quando está naquele espaço, você está no trabalho. Isso evita a fácil confusão de misturar o ambiente doméstico com o ambiente de trabalho.

como montar um home office

Organize, organize, organize

A facilidade com que as coisas somem em um home office pode ser impressionante, especialmente se você tem filhos. Crie o hábito de manter seu ambiente de trabalho sempre limpo e organizado. Nada de pilhas de papel, xícaras de café, acessórios espalhados e tudo o que está ocupando espaço e não servindo a nenhum propósito.

Crie nichos, explore os espaços verticais como prateleiras, e organize gavetas – uma boa ideia é utilizar os organizadores que mantém tudo no lugar. Use caixas de organização para guardar o que você não usa com regularidade e não se esqueça de mantê-las identificadas para evitar perda de tempo procurando por algo. E o mais importante – resista à tentação de usar esse espaço como armazenamento da casa! Lembre-se que é o seu ambiente de trabalho.

Os móveis certos

Antes de sair comprando móveis, considere seu fluxo de trabalho e liste quais itens você precisa para, em seguida, procurar peças que sejam bonitas e funcionais. A mobília do home office deve, preferencialmente, complementar os outros cômodos da casa. Uma madeira aconchegante, cadeiras macias e confortáveis ​​ou um sofá de dois lugares são ideais se você tiver espaço.

Na hora de escolher a sua cadeira de trabalho, lembre-se que ali é onde você passará várias horas do dia. Escolha um modelo que funcione com seu corpo, que se alinhe à sua mesa ou área de trabalho e se encaixe no espaço corretamente, sem apertos. Trabalhar em uma cadeira desconfortável, pesada, instável ou inadequada terá efeitos negativos em sua produtividade e seu humor no futuro. Pode ser bom para o os primeiros dias, mas a longo prazo podem surgir diversos problemas, inclusive de saúde.

Inspire-se

Não é porque o home office é um lugar de trabalho que ele também não possa ter a sua cara e ser inspirador. Uma peça de arte emoldurada, uma lembrança de uma viagem especial, um vaso de flores, uma foto de família… tudo isso traz personalidade ao ambiente e ajuda a deixar o dia mais leve.

como montar um home office

A luz e a vista

Certifique-se de que seu home office tenha luz suficiente para reduzir o cansaço visual e as dores de cabeça. Posicione o monitor do computador de forma que não haja reflexo de uma janela ou luz do teto e coloque uma pequena luminária na mesa para ajudar a iluminar o ambiente.

Se possível, dê a si mesmo uma vista – isso faz muita diferença! Posicione a mesa onde você possa olhar para algo mais interessante do que uma parede. A luz natural de uma janela é ideal, mas se você estiver em um espaço sem janelas, pendure um quadro bonito acima da mesa ou posicione sua cadeira de frente para a porta.

Faça pausas

Isso parece meio óbvio, mas você ficaria surpreso com a diferença que podem fazer as pequenas pausas regulares durante o horário de trabalho.

Levante-se, estique as pernas, respire, relaxe, tome um café. O ideal é evitar circular pelos outros cômodos da casa, mas se você tem um jardim, porque não visitá-lo e respirar lá por alguns minutos?

Uma outra dica é reduzir a fadiga ocular seguindo a regra 20-20-20. A cada vinte minutos, pare de olhar para a tela. Olhe fixamente para algo a 20 metros de distância e permaneça assim por 20 segundos. Você vai se surpreender com o efeito.

Mindset de trabalho

Assim como é importante ter um ambiente que te ajude a ser mais produtivo e organizado, também é essencial que você invista na mudança de chave que isso traz para o seu dia-a-dia.

Por exemplo, evite fazer as refeições em frente ao computador achando que isso vai otimizar seu tempo. Use o horário das refeições para fazer isso longe da mesa de trabalho. Coma e descanse, isso melhora sua produtividade.

Desligue a televisão, evite as redes sociais (se isso não for o seu trabalho) e fuja de aplicativos de conversa se eles não forem necessários ao seu trabalho. E uma dica importante: vista-se como um adulto – nada de pijamas! Tente criar a rotina de se levantar e se preparar para um dia normal de trabalho, todos os dias. Você vai se distrair, perder a noção do tempo e entrar em pânico quando de repente precisar se preparar para uma video-chamada ou atender uma entrega. Além disso, há algo em se vestir que faz você se sentir mais profissional e pronto para lidar com seu trabalho da maneira mais produtiva possível.

Previous Post
27 de agosto de 2021
Next Post
27 de agosto de 2021

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts