Dicas

5 passos para reduzir o lixo doméstico

lixo doméstico zero

Reduzir o lixo doméstico pode parecer uma tarefa difícil, mas isso está longe de ser verdade. Já sabemos que uma vida sem resíduos não é mais uma utopia, ela não é apenas melhor para o meio ambiente, mas também melhora a saúde e economiza tempo e dinheiro. E para começar a colocar esta atitude em prática, vamos te apresentar os 5Rs da sustentabilidade:

  • Repense – tudo começa por aqui
  • Recuse o que não é sustentável e você não precisa
  • Reduza o que você precisa (e não pode recusar)
  • Reutilize o que você consome (e não pode recusar ou reduzir)
  • Recicle o que você não pode recusar, reduzir ou reutilizar

Repensar

Refletir sobre os nossos hábitos de consumo é o primeiro passo para reduzir o lixo doméstico. O consumo sustentável leva em conta diversos fatores e é feito de reflexões sobre processos de produção e de matéria prima daquilo que compramos e de como isso será descartado lá na frente. Buscar estas respostas pode ser um bom passo inicial. Leia as embalagens, informe-se sobre as políticas ambientes dos fabricantes.

Recusar

Aqui você pode pensar em duas frentes:
Recuse produtos que tenham um significativo impacto ambiental e dê preferência por adquirir produtos e serviços de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente. Por exemplo, você já pensou em utilizar utensílios de bambu na cozinha? A fibra de bambu é resistente, acessível, sustentável e super elegante. Aposte também nos potes de vidro, que são ótimas opções para armazenamento e nos itens produzidos a partir de papel atóxico lavável de floresta cultivada, como a linha Cria Casa, disponível na Utilplast.

Além disso, comece a recusar aquilo que você definitivamente não precisa, como brindes de conferências, feiras e festas, folhetos e panfletos de produtos ou serviços que você não utiliza e nem tem intenção de adquirir. Todo esse material consome energia para ser produzido e muitas vezes é completamente descartável.

Reduzir

Organize sua casa. Pode parecer simples, mas este é um passo importante para reduzir o consumo e evitar desperdício – quantas vezes você comprou algo que já tinha e nem se lembrava mais? Além disso, na hora da compra opte por itens que tenham maior durabilidade, ainda que sejam um pouco mais caros mas que serão substituídos apenas no longo prazo.

Algumas sugestões práticas para reduzir o lixo doméstico incluem usar lâmpadas econômicas, pilhas recarregáveis, sacolas retornáveis, comprar a granel, usar garrafas ou canecas no lugar dos copos plásticos, são outros ótimos exemplos fáceis de adaptar no dia a dia sem, necessariamente, mudar o seu padrão de vida.
Ao sair para as compras leve sempre uma lista. Lembre-se: quanto menos você levar para casa, menos lixo terá produzido.

Reutilizar

Aqui sua criatividade pode ser colocada em prática! Que tal dar uma nova utilidade para um item já usado e assim estender sua vida útil para evitar um novo processo de produção? Aumentando a sua vida útil é possível produzir menos resíduos, impactando de forma positiva no meio ambiente.
Doe roupas que não usa mais ou dê a elas um novo visual (o upcycling está super em alta no mundo da moda!), use as folhas impressas e não utilizadas em rascunhos, transforme garrafas em vasos… basta treinar o seu olhar e você descobrirá que dá para estender a vida útil de diversos itens da sua casa.

Reciclar

Separe o seu lixo, sempre! A coleta seletiva é fundamental para o processo de reciclagem de diversos materiais. Conheça as políticas e locais de reciclagem da sua cidade – mas pense na reciclagem sempre como último recurso. Você recusou, reduziu ou reutilizou primeiro?

Além das práticas que listamos acima, nunca se esqueça de reduzir o desperdício de alimentos. Planeje suas refeições com antecedência e compre alimentos de acordo com a sua lista. Evite comprar embalagens enormes só porque estão em oferta e cozinhe ou congele vegetais e frutas antes que eles estraguem. Se você quer dar um passo adiante, invista em uma composteira doméstica. O meio ambiente agradece 😉

Previous Post
22 de setembro de 2020
Next Post
22 de setembro de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido