Dicas

5 dicas para otimizar seu tempo na cozinha

como otimizar o tempo na cozinha

A falta de tempo é uma das maiores causas da má alimentação pois faz com que as pessoas recorram a alimentos industrializados e fast food nada saudável em seu dia-a-dia. Porém, com alguma organização e planejamento é possível ter comida caseira e saudável todos os dias da semana. Temos 5 dicas que vão te ajudar.

PLANEJAR O CARDÁPIO SEMANAL É IMPORTANTE!

A maneira como você se organiza para cozinhar uma refeição, seja café da manhã, almoço ou jantar faz toda diferença no seu dia-a-dia. Algumas pessoas gostam de produzir um cardápio com muita antecedência, comprar tudo que for necessário, cozinhar tudo de uma vez e congelar. Já outras preferem cozinhar semanalmente ou mesmo cozinhar apenas no almoço ou jantar, produzindo uma quantidade maior que seja suficiente para duas ou mais refeições. O importante é encontrar a maneira que mais se encaixa em sua rotina e seguir alguns passos para deixar o processo mais organizado.

Crie um calendário

Inclua em um calendário o que gostaria de cozinhar nos próximos dias ou semanas. Se a inspiração está faltando, reserve um tempo para navegar em blogs e sites de receitas e não se sinta pressionada a variar incrivelmente o cardápio todos os dias. Leve em conta seu estilo alimentar e o que sua família mais gosta de comer, certificando-se de optar por ingredientes saudáveis sempre que possível.

Pra te ajudar a compôr o cardápio, também facilita classificar os dias por temas, como por exemplo transformar a quinta em um “dia da massa”, a sexta em “dia do peixe” e etc.

Vale a pena levar em conta a sazonalidade dos ingredientes de hortifruti na hora de criar o cardápio semanal, assim como incluir itens que estejam com preços mais atrativos no supermercado que você compra.

Faça as compras

Escolha um dia de compras e sempre faça uma lista. Considere as compras baseado no cardápio que você estipulou.

Não esqueça de checar as ofertas e traçar um roteiro de compras no supermercado, o que evita que você compre coisas que não estão na lista. Se você compra online, cadastre-se para receber as ofertas ou opte pela compra recorrente, em que você escolhe os itens que compra todos os meses e recebe em sua casa.

Estabeleça uma rotina

Escolha o dia da semana que será dedicado a este planejamento das refeições. Se organize para cozinhar ou pré cozinhar tudo que for possível no cardápio escolhido. Dá para facilitar a vida descascando, cortando e congelando alguns vegetais; higienizando as folhas e frutas e adiantando processos, como refogados, caldos e outros.

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE DESCASCADORES

linha clear fresh

Use o freezer

Cozinhe quantidades maiores de alguns componentes de suas refeições, como por exemplo molho de tomate, arroz, feijão e congele. E lance mão de alguns coringas na cozinha que facilitam sua vida e podem ser congelados, como carne moída refogada (que pode virar recheio em diversos preparos), frango desfiado (que pode incrementar legumes e saladas). Congele legumes que podem facilmente virar uma deliciosa sopa, como abóbora e brócolis por exemplo.

Seja estratégico ao congelar pratos e componentes de pratos. É surpreendente quantas coisas podem ser congeladas com bons resultados. Queijo ralado, raspas de cítricos, gengibre descascado e muitos outros ingredientes congelam perfeitamente e podem dar aquele up na comida comum do dia-a-dia.

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE SACOS PARA CONGELAR

Mantenha a cozinha e a despensa organizadas

Para criar uma rotina que facilite a sua vida é muito importante que sua cozinha esteja organizada. Na hora de cozinhar você não precisa perder tempo procurando pelas coisas se elas estiverem organizadas, nichadas, etiquetadas… a organização é uma grande aliada da cozinha saudável!

Use e abuse dos potes de vidro com fechamento hermético para manter sua despensa limpa, organizada e sem desperdícios com ingredientes perdidos e vencidos. O vidro facilita a localização e é super higiênico, ideal para armazenar mantimentos como grãos e especiarias.

Sempre mantenha os itens que mais utiliza ao alcance das mãos e na hora de cozinhar o cardápio da semana, separe tudo que precisará usar, retornando tudo para o lugar ao final do preparo. Lembre-se, se você sabe onde as coisas estão não precisará perder tempo procurando por elas. Guarde as coisas sempre no mesmo lugar!

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE POTES

Previous Post
21 de março de 2022
Next Post
21 de março de 2022

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts

O que é banneton Como fazer bolo espiral colorido