Bolos e Tortas Receitas

3 coberturas clássicas para bolos

coberturas para bolo

Bolo é sempre bom, mas uma ocasião especial pede versões um pouco mais elaborada, com recheios deliciosos e coberturas, daquelas de encher os olhos e dar água na boca. A princípio pode parecer complicado, mas algumas coberturas para bolo são clássicas e super fáceis de preparar. Separamos três receitas tradicionais de coberturas para você se aventurar no mundo da confeitaria.

cobertura glace real

Glacê Real

Clássico dos clássicos, o glacê real é a pedida certa para quem quer trabalhar com bicos de confeitar.

500g de açúcar de confeiteiro peneirado
2 claras
1 colher (sopa) de suco de limão

Na batedeira, bata as claras em velocidade alta até o ponto de neve. Em seguida adicione o açúcar aos poucos enquanto continua batendo. Por último, acrescente o suco do limão, batendo bem até ficar consistente e em ponto de bico.

Dica:
Se ao final o glacê estiver muito mole, acrescente mais açúcar de confeiteiro. Se ficar muito espesso, adicione algumas gotas de clara de ovo. Quando não estiver utilizando, mantenha o bowl onde está o glacê, coberto com um pano úmido, pois ele seca muito rápido. Para colorir o glacê, use corante em gel, adicionando aos poucos depois de pronto.

cobertura ganache de chocolate

Ganache de chocolate

Elaborada com creme de leite e chocolate derretido, esta cobertura é infalível e versátil. Pode ser preparada com diversos tipos de chocolate – ao leite, meio amargo, branco, rosa. Vale lembrar que a qualidade dos produtos utilizados faz toda a diferença para o sucesso da receita.

200 g de chocolate meio amargo
¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco

Pique fino o chocolate em uma tábua de corte. Transfira para um bowl de vidro ou de inox e coloque sobre uma panela com água fervente, que não deve encostar no fundo da tigela (o vapor da água deve ser a fonte de calor). Junte o creme de leite e misture até derreter o chocolate e formar uma mistura lisa. 

Retire do banho-maria e deixe esfriar. Assim que amornar, leve a geladeira por cerca de 10 minutos. Retire e misture bem para unificar a temperatura.
Use em seguida para cobrir o bolo.

cobertura pasta americana

Pasta Americana

Se você quer garantir acabamento profissional para aquele bolo especial, a pasta americana é a melhor opção. Ela é fácil de preparar, pode ser tingida, modelada e seu sabor neutro permite o uso em qualquer receita de bolo.

1 colher (sopa) de água
1 colher (sopa) de gelatina incolor
1 colher (sopa) de glucose branca
20 gramas de margarina de uso culinário
1 colher (chá) de essência de amêndoas
800g de açúcar impalpável (aproximadamente)

Junte a gelatina e a água em um bowl de vidro e leve ao banho maria. Quando a gelatina estiver derretida, acrescente a glucose e a margarina, mantendo o banho maria. Retire do fogo e adicione a essência de amêndoas. Misture e deixe amornar.

Coloque o açúcar impalpável em um bowl grande, faça um buraco no meio e junte a mistura líquida reservada. Misture e vá sovando a massa até que ela não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais açúcar.

Para cobrir o bolo a pasta americana deve ser aberta com um rolo em uma superfície lisa, polvilhada com amido de milho. Vá abrindo devagar, certificando-se de que a massa não esteja grudando. Alise bem, deixe na espessura desejada e cubra o bolo.

itens indispensáveis para preparar bolo

Previous Post
24 de agosto de 2020
Next Post
24 de agosto de 2020

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts