A limpeza da casa pode ser uma tarefa mais simples e eficiente, aproveitando ao máximo seu tempo e deixando os ambientes limpos e organizados por muito mais tempo e com menos esforço. Quer saber como? Confira nossas dicas!
1. Faça rodízio das tarefas
Fazer um rodízio das tarefas e não dos cômodos pode ser mais eficiente. Ao invés de limpar um cômodo por dia, escolha uma tarefa por dia para todos os ambientes da casa, por exemplo: varrer, aspirar, tirar o pó. Algumas tarefas não precisam ser feitas a cada semana. Isso inclui encerar os móveis, limpar as janelas e lavar tapetes de banheiro. Inclua essas tarefas quinzenalmente.

2. Reúna as ferramentas e acessórios
Nada de ficar indo e vindo da lavanderia o tempo todo a procura de um equipamento ou produto. Reúna todos eles em um balde, bacia ou utensílio apropriado e leve tudo quando iniciar a limpeza, evitando idas e vindas. Vassouras, escovas, luvas, panos e produtos de limpeza… reúna tudo que for necessário para a executar a tarefa.
3. Utensílios facilitadores
Invista neles! Uma boa sugestão é conhecer a linha Mop, que tem diversos itens que apresentam um novo jeito de pensar em limpeza, com produtos desenvolvidos para trazerem praticidade e eficiência para a sua casa. São vários modelos que cuidam desde a limpeza rápida até a mais pesada.
4. Organize antes
Limpar uma casa desorganizada vai tomar muito mais tempo. Primeiro, organize a bagunça e coloque as coisas no lugar para só então iniciar o processo de limpeza.
CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE ORGANIZADORES
5. Desinfetar é uma boa ideia
Percorra sua casa e limpe as superfícies duras – de bancadas, eletrodomésticos e armários a maçanetas, interruptores de luz, controles remotos de TV e telefones. Na hora da limpeza, não deixe de desinfetar essas superfícies, principalmente aquelas que são frequentemente tocadas.
Confira aqui algumas misturas para limpeza.
6. Dê um tempo
Na hora de limpar banheiras, pias e vasos sanitários uma ótima estratégia é pulverizar o produto de limpeza e deixá-lo agir por algum tempo antes de iniciar o processo de limpeza. Deixar descansar por alguns minutos permite que o produto tenha tempo de dissolver a sujeira e as manchas, facilitando o processo de limpeza. Consulte as informações na embalagem do produto.

7. Na direção certa
Limpe sempre de dentro para fora. Comece a varrer, esfregar ou aspirar do canto mais distante do cômodo e mova-se para trás em direção à porta.
8. Utensílios limpos
Não se esqueça de lavar rotineiramente suas ferramentas de limpeza. Usar um esfregão ou pano sujo ou um aspirador com um saco cheio é muito menos eficaz e você acabará gastando mais tempo tentando limpar.
9. Cuide do lixo
Uma coisa é certa: você precisa separar o seu lixo reciclável do orgânico. Use recipientes diferentes ou invista em lixeiras com compartimentos separados. Além disso, por conta dos inúmeros resíduos descartados durante o dia em uma residência, cada cômodo requer uma lixeira própria, levando em conta o volume de lixo produzido e o espaço. As lixeiras de pedal são a melhor opção nos banheiros e os modelos com tampas vai-e-vem e basculante são indicados para pias.

10. Trabalho em equipe
Tornar a limpeza um esforço de equipe é uma das melhores maneiras de criar rotinas que funcionem para a família. Atribua tarefas para todos da casa, incluindo as crianças, de acordo com a disponibilidade de cada um – trabalhar em conjunto pode adicionar um pouco de diversão à limpeza, além de envolver todos os moradores em sua manutenção.
Confira também:
– COVID-19 | DICAS PARA LIMPEZA
– DICAS PARA LIMPEZA DE AÇO INOX
– 4 DICAS PARA LIMPAR TAÇAS
– COMO LIMPAR FAQUEIROS
– DICAS PARA LIMPAR VIDROS E ESPELHOS