Peru na ceia de Natal já virou quase uma tradição, não é mesmo? Mas assar ave tem lá seus segredos e truques para garantir um prato final saboroso e, sobretudo, suculento. Peru é uma ave robusta e tem partes que cozinham/assam de forma distinta, por isso é muito comum que ao final ele tenha partes muito secas – o peito por exemplo cozinha muito mais rápido do que as coxas e sobrecoxas e a falta de gordura dessa parte acaba deixando-o mais seco. Mas, nada de pânico! Algumas dicas vão te ajudar a assar o melhor peru de Natal para ceia, pode apostar.
- Aves menores assam mais rápida e uniformemente, por isso cogite comprar duas aves pequenas ao invés de uma muito grande.
- Prefira as opções sem tempero e orgânicas disponíveis no mercado. Temperando em casa, você garante o melhor sabor sem excesso de sal – confira nossas dicas para uma marinada perfeita aqui.
- Se possível, tempere a ave dentro de um saco de assar e deixe marinar por 12 a 18 horas na geladeira – o tempo vai depender do tipo de marinada e do tamanho da ave. Temperos mais concentrados requerem menos tempo de marinada.
- Nunca leve o peru gelado direto ao forno. retire antes da geladeira e deixe chegar a temperatura ambiente antes de levar ao forno, sempre preaquecido.
- Se for utilizar recheio dentro da ave, lembre-se de deixar algum espaço para que ele se expanda.
- Para garantir um cozimento por igual, coloque papel alumínio sobre o peito por 1/3 do tempo de forno.
- Amarre as pernas com barbante culinário e cubra a ponta das asas com um pedaço pequeno de papel alumínio, que deve ser retirado quase no final para dourar levemente a parte que ficou coberta.
- Regue a ave a cada 30 minutos de forno com a gordura que se acumula na assadeira.
- Vire a assadeira no forno de tempos em tempos – nem sempre o calor do forno é distribuído de forma igual e virando a ave você garante que ela seja assada uniformemente. Para uma noção de tempo, calcule cerca de 20 minutos para cada 500gr de carne.
- Deixe descansar antes de servir. O calor intenso do forno força o caldo para o centro da ave, portanto, após assar, deixe o peru descansar por cerca de 20 minutos. Os sucos serão redistribuídos e você obterá fatias mais úmidas.
O líquido que fica no fundo da assadeira rende um delicioso molho para servir com o peru – confira nossas dicas aqui.
Você também vai gostar:
– Aproveitando as sobras das ceias