Pode parecer fácil demais esquentar a grelha e fazer alguns hambúrgueres, mas há alguns pequenos truques e dicas a considerar antes de tentar criar aquela versão perfeita e suculenta, como todo bom hambúrguer deve ser. Alguns pontos chave são: a qualidade da carne, a temperatura, o tipo de pão e, para quem ousa ir além do clássico cheeseburger, a combinação de recheios.
1. Use carne de qualidade
A textura é algo tão importante quanto o sabor e misturar diferentes cortes de carne – o chamado blend – influencia na textura. Cortes como Fraldinha, Acém, Coxão Duro e Peito Bovino são grandes escolhas para os blends. Lembrando que todas devem ser muito bem moídas, juntamente com a gordura.
2. Proporção de gordura
Sim, a gordura é essencial para obter um hambúrguer perfeito, e a proporção considerada ideal é de 80% de carne para 20% de gordura – isso significa que se você for fazer 1kg de hambúrguer vai precisa de 800gr de carne (o blend todo) e 200gr de gordura, que pode ser da própria carne utilizada, como a da costela ou peito.
3. Moa a carne em casa
A dica é cortar a carne em cubos e colocá-la no freezer por uns 15 minutos, até ficarem firmes mas não congeladas e então moê-las em um moedor elétrico ou processador, com pulsos rápidos de 1 segundo até obter uma mistura homogênea (mas não um patê de carne!).
4. Faça uma pressão
Uma vez moldados os hambúrgueres, use o polegar para fazer uma depressão no centro de cada um deles. Isso evita hambúrgueres inchados no centro – à medida que a carne cozinha e se expande, a depressão magicamente desaparece, deixando hambúrgueres lindamente moldados e cozidos. A ligeira pressão também evita que o hambúrguer se contraia.
5. Frigideira? Sim!
Ok, hambúrgueres feitos na churrasqueira são a escolha de 10 entre 10 fãs do prato, mas nem sempre isso é possível, certo? É possível garantir aquela tão desejada crostinha também usando uma frigideira de ferro, que deve estar bem quente no momento de receber os hambúrgueres.
> CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE FRIGIDEIRAS DE FERRO
7. Para grelhar, sem pressão!
A carne deve ser manuseada o mínimo possível, por isso, se você pegar uma espátula e pressioná-lo, os sucos serão expelidos e o resultado pode ser uma carne mais seca. Então, nada de ficar apertando o hambúrguer na frigideira! Dê a ele o tempo necessário.
8. Manteiga!
O pão de um hambúrguer perfeito deve sempre ser torrado e amanteigado. Passe uma camada generosa de manteiga e leve para a grelha. Isso faz com que o pão crie uma camada “impermeável” e não fique mole com os sucos da carne e dos recheios. Além disso, acrescenta uma nova camada de sabor que faz toda diferença. Uma dica de ouro, hein?
9. O ponto
Quer saber se o hambúrguer está no ponto? Nada de cortá-lo! Dá para checar o ponto com um termômetro de cozinha:
para mal passado: 50º a 55º C
ao ponto para mal passado: 55º a 59º C
ao ponto: 60º a 65º C
ao ponto para bem passado: 65º a 69º C
bem passado (não faça isso!): 70º a 100º
Se você não tem um termômetro, fique de olho no tempo! Para um hambúrguer de 180gr:
mal passado: 1min30 de cada lado
ao ponto para mal passado: 2min de cada lado
ao ponto: 2min30 de cada lado
ao ponto para bem passado: 3min30 de cada lado
bem passado: 4 a 5 minutos de cada lado
> CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE TIMERS
10. Deixe descansar
Depois de remover o hambúrguer da churrasqueira ou grelha, deixe esfriar por pelo menos cinco minutos. Esse método dá ao hambúrguer mais tempo para cozinhar por dentro. e também permite que os sucos no exterior sejam redistribuídos dentro do hambúrguer, permitindo o máximo de suculência quando você dá a primeira mordida.
Uma boa dica nunca é demais…
Para derreter o queijo corretamente, use uma grelha com tampa – grelhe um lado do hambúrguer, vire-o e coloque rapidamente o queijo por cima. Tampe a grelha para que derreta. Outra boa dica é usar queijo ralado, que derrete melhor do que o fatiado.
Mantenha os hambúrgueres frios até a hora de ir para a grelha. Ao contrário de outras carnes que vão cozinhar melhor se trazidas à temperatura ambiente antes de grelhar, com o hambúrguer ele tende a ficar mais suculento se mantido refrigerado. Coloque os hambúrgueres em uma bandeja ou prato coberto na geladeira enquanto o grill aquece. Isso ajuda a manter mais gordura na carne.
Uma ajuda para moldar? Então veja o truque do chef Heston Blumenthal, do The Fat Duck da Inglaterra – ele descobriu que a carne moída moldada em formato de tubo funcionava bem para criar um hambúrguer suculento. Depois de formar o tubo de carne bem homogêneo, ele o cobre com filme plástico e o refrigera por meia hora, depois corta a carne em hambúrgueres como um chef de sushi faria. Genial, han?
* Quer uma versão vegana? Confira nossa receita aqui.