Dicas

Truque de Cozinha: Formas de Gelo

formas_gelo

Muito além de fazer gelo para sua bebida, as formas de gelo são um incrível coringa na cozinha! Você quer manter pequenas quantidades de pesto, ervas, suco de limão, vinho ou café sempre à mão para uma receita de última hora? Algumas bandejas de gelo são uma solução rápida e fácil.

Abriu aquele vinho mas ainda resta uma boa quantidade na garrafa? Lance mão da forminha e congele cubos de vinho para utilizar no seu próximo molho ou ensopado. Os potinhos de papinha de bebê ocupam muito espaço no freezer? Congele na forma de gelo e depois transfira para um saco plástico para congelamento. Polpa de tomate? Quer um purê de frutas para seu smoothie? Ou um pouco de leite de amêndoas? Isso funciona para praticamente qualquer coisa que você tenha “extra” quando estiver cozinhando – basta colocar na bandeja de gelo, levar ao freezer e pronto. Não é preciso ir ao supermercado buscar ervas frescas ou abrir uma garrafa inteira de vinho quando você só precisa de um pouco – basta abrir o freezer e pegar um cubo de gelo!

De maneira geral cada cubo é equivalente a 2 ou 3 colheres de sopa, variando de acordo com o tamanho da forma. Se você quiser congelar quantidades menores ou especificas, basta medir antes de encher a forma.

Com esta ideia na cabeça você verá que a lista de possibilidades é imensa, mas aqui vão algumas dicas do que transformar em práticos cubos de gelo.

Pesto – Esta é uma ótima maneira de usar aquele maço de ervas inteiro sem desperdiçar nada. Nenhuma preparação especial é necessária, basta preparar o pesto normalmente e congelar na forma de gelo.

Ervas – Aqui também tem a solução para aquele problema de comprar um maço inteiro de alecrim e utilizar apenas 2 ou 3 talos. Em vez de jogá-los fora, pegue uma garrafa de azeite, pique as ervas antes que elas estraguem e pegue uma forma de gelo. Adicione as ervas picadas à forma e encha os cubos com azeite. Quando você precisar de ervas em uma receita, basta jogar o cubo de ervas na panela!

Frutas – Em formato purê elas rendes ótimos cubos de gelo e vão ao suco, à vitamina ou onde você quiser. Processe sua fruta favorita, encha a forma de gelo e congele.

Suco de limão – Nenhuma preparação especial necessária para este. Basta encher os cubos com suco e congelar. Ótimo para preparar suco verde.

Vinho – Você definitivamente não vai querer usar o vinho congelado para beber, mas é ótimo em coisas que você está cozinhando que exigem uma ou duas colheres de vinho. É uma boa maneira de usar a última garrafa se você não terminar antes de começar a ficar ruim.

Leite de amêndoas – Eles são ótimos para usar em smoothies. Isso os deixa mais saborosos e encorpados e você não precisa preparar leite de amêndoas a todo momento.

Café ou café expresso – É só preparar, deixar esfriar e congelar na forma de gelo. Também são ótimos para smoothies e cozidos.

Polpa de tomate – A maioria das receitas não usa uma lata inteira polpa de tomate, então da próxima vez que você abrir uma, encha um par de cubos com o que restar e congele. Você não precisará comprar uma nova lata na próxima vez em que estiver preparando molho ou outra coisa que peça uma colher de sopa de tomate.

Creme de leite fresco – Geralmente vendido em garrafas grandes nem sempre é utilizado em uma única receita. O que sobra pode ser congelado em formas de gelo e utilizado depois em sopas, molhos para salada e cremes – só não utilize para bater chantilly pois o resultado não será o mesmo.

Flores – Sim, sim e sim! Congele pequenas flores coloridas para dar aquela bossa ao gelo dos seus drinks. Um charme!

Caldos – Aqui um dos maiores truques de cozinha de todos os tempos: caldo caseiro congelado em cubos e adeus tabletes ultra processados. Prepare seu caldo normalmente e congele. Não esqueça de etiquetar com o o tipo e a data de preparação.

Uma vez que seus cubos estejam congelados você pode mantê-los nas formas ou transferi-los para um saco plástico, lembrando sempre de identificar. Dependendo do que você congelou, os cubos de gelo duram de 3 a 6 meses no freezer.

Clique aqui e veja nossa seleção de formas de gelo.


Previous Post
21 de setembro de 2018
Next Post
21 de setembro de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts