Dicas

Tomates sem pele e sem mistério

A pele do tomate, quando cozida lentamente em líquido ou molho, tende a se separar da polpa macia. Isso pode criar uma textura fibrosa e pouco atraente em um molho por exemplo. Por isso, são várias as receitas que levam tomates sem peles e sem sementes em seus ingredientes, o que garante molhos mais equilibrados e resultado final mais atraente.
Como nem sempre há uma lata de tomate pelado à mão, destacamos dois métodos super simples de tirar a pele dos tomates. 
Na chama do fogão
Usar a chama do fogão é uma maneira rápida de tirar a pele de um tomate, mas não é a melhor opção quando você precisa fazer isso em grandes quantidades.Tudo que você precisa é de um fogão a gás e um garfo.
Remova os caules dos tomates. Lave-os, enxague e seque. Espete o garfo no tomate na parte superior, onde o núcleo do caule é visível.
Acenda a chama do fogão alta/média. Segure pelo garfo e aproxime o tomate pertinho da chama. Vá girando lentamente, até que a pele comece a se separar e a enrolar. Deve demorar cerca de 30 segundos para que a pele se separe em todo o tomate. Não deixe o tomate sobre a chama por muito tempo ou começará a cozinhá-lo.
Coloque o tomate em uma superfície lisa e deixe esfriar o suficiente para que você possa tocá-lo confortavelmente. Comece a descascar a pele onde ela se separa, por todo o tomate até que toda a pele seja removida.


Em água fervente
O método da água fervente é muito útil para quando você tem uma grande quantidade de tomates para descascar. Você pode fazer o processo com 5 ou 6 tomates a cada vez, dependendo do tamanho deles e da panela que estiver usando.
Leve uma panela com água ao fogo até ferver. Coloque uma tigela de água gelada, ou com cubos de gelo, ao lado do fogão. Lave e remova as hastes dos tomates.
Usando uma faca afiada, corte um X raso no fundo do tomate (oposto ao lado da haste).
Coloque suavemente os tomates na água fervente.
Ferva os tomates até ver o X começar a se abrir, ou por 25 segundos, o que ocorrer primeiro. Não ferva por mais de 25-30 segundos ou eles começarão a cozinhar.
Retire os tomates imediatamente da água fervente. Coloque os tomates diretamente na tigela de água gelada e deixe esfriar. Isso ajudará a frear o processo de cozimento que possa ter começado e agilizará a retirada das peles.
Remova os tomates da água gelada. Comece a descascar a pele no X, puxando-a gentilmente.

Atenção: Não deve sair muita polpa do tomate com a pele. Se estiver saindo muito, significa que você cozinhou um pouco demais. Tente cozinhar por um período mais curto na próxima rodada.

Descarte a pele e continue com a sua receita.
Para retirar as sementes, parta o tomate ao meio e retire-as com a ajuda de uma colher de café.
Previous Post
27 de novembro de 2017
Next Post
27 de novembro de 2017

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts