Dicas Receitas

Tá calor? Vá de picolé!

como-fazer-picole

A temperatura subiu e uma maneira gostosa de se refrescar é com picolé. Em versões frutadas eles são ainda uma ótima opção para se hidratar e consumir frutas na estação mais quente do ano – é o que chamamos de unir o útil ao agradável, certo? 😉

Receitas de picolés não faltam mas, de um modo geral, todos são feitos seguindo um processo de quatro etapas em que você cria uma mistura, despeja-a em moldes, congela os moldes e finalmente desenforma e desfruta. Aqui vão algumas dicas para você abusar do geladinho neste verão:

1. Picolé de quê?
O primeiro passo na maioria das receitas de picolé é criar a base. Se você está fazendo uma receita à base de água, vale sempre dissolver o açúcar em água quente. Uma vez que a mistura esfriar, adicione o sabor. A fruta geralmente entra em forma de purê, que pode ser obtido levando a fruta ao liquidificador, mas é você quem determina a textura do seu picolé – se você quiser lisinho e sem sementes, bata a fruta completamente e passe por uma peneira fina. Se preferir uma consistência maior, misture por menos tempo e não coe.

Para fazer picolés à base de laticínios você normalmente combinará leite ou creme, açúcar, temperos, sucos e / ou raspas em uma panela em fogo médio-alto. Existem ainda receitas à base de água e produtos lácteos que não requerem nenhum tipo de cozimento – basta combinar todos os ingredientes e despejar a mistura em moldes.

2. Preencha os moldes

Quando você colocar a mistura nos moldes, deixe cerca de ¼ de polegada na parte superior para que a mistura possa expandir conforme congela.

3. Insira os palitos

Alguns moldes têm uma bandeja através da qual você pode inserir os palitos. Se for este o caso, certifique-se de que os palitos entrem em linha reta, caso contrário, você terá dificuldade em tirar a bandeja quando estiver pronto para desenformar os picolés. Uma boa opção é deixar os moldes descobertos no freezer por cerca de 1 hora (mas tenha cuidado para não esquecê-los!), depois insira os palitos e eles permanecerão na posição vertical.

4. Congele

Transforme seu freezer no cenário mais frio possível. Quanto mais rápido congelar, menores serão os cristais de gelo, o que significa que será mais cremoso. Coloque seus moldes na parte de trás do freezer, onde está mais frio. Picolés levam de 4 a 8 horas para congelar, dependendo dos ingredientes que você usa. Quanto maior a proporção água / açúcar, mais rápido o seu gelo irá congelar. Caso esteja fazendo opções com álcool, lembre-se que ele retarda o processo.

5. Desenforme

Cuidadosamente mergulhe os moldes em água quente por cerca de 10 a 20 segundos, certificando-se de mergulhá-los até logo abaixo da borda superior. Em seguida, puxe com força os palitos para arrancá-los. Se eles não saírem, talvez precisem de uma segunda imersão. Se você estiver usando moldes individuais, pode colocar água quente sobre a parte externa do molde e, em seguida, puxar com força os palitos.

6. Para armazenar

Aproveite o seu picolés imediatamente ou guarde-os em sacos de congelação seláveis ​​ou sacos de papel encerado no congelador. Certifique-se de que estão hermeticamente fechados para evitar a formação de cristais de gelo e aquele “gostinho de freezer”. Você também pode mantê-los congelados em seus moldes até que esteja pronto para comê-los, mas tente não deixá-los por muito tempo – eles ficam muito melhores se consumidos dentro de uma semana.

7. Transporte

Use bolsas térmicas, recipientes de isopor ou caixas de gelo se você precisar transportar picolés. Quanto mais gelo você transportar junto, mais eles ficarão congelados. Para uma viagem muito longa, você pode querer comprar um bloco de gelo seco, que irá mantê-los congelados por muitas horas.

 

#RECEITA – Picolé de Café (versão alcoólica)

Ingredientes
1 vidro de leite de coco (200 ml)
100 ml de café forte
200 ml de vodca
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro

Modo de preparo
Bata no liquidificador os quatros primeiros ingredientes. Depois de batidos, misture o creme de leite e leve aos moldes para gelar.

(dica: grãos de café dão um charme a mais e crocância ao picolé)
como-fazer-picole

#DICA – Picolé no drink

Quer drinks ainda mais refrescantes? Experimente finalizá-los com um picolé. Além de saboroso, fica uma graça!

como-fazer-picole

#DICA – Sirva com charme

Que tal finalizar aquele jantar de verão com uma sobremesa simples e refrescante? Picolé! Dê charme servindo em copos ou taças com gelo.

como-fazer-picole

Confira aqui nossa seleção para preparar e servir sorvetes.

Previous Post
17 de dezembro de 2018
Next Post
17 de dezembro de 2018

Os comentários estão desabilitados.