Dicas Receitas Sobremesas

Suflê em 5 passos

sufle-em-cinco-passos

Se você acha que preparar um suflê alto, fofinho e saboroso é uma coisa misteriosa e para profissionais, nós garantimos que não!
Seguindo alguns passos fáceis você vai conseguir um suflê perfeito e macio e arrancar suspiros. O prato é ótimo para o dia-a-dia e também para ocasiões especiais e, servidos em porções individuais, ganham ainda mais charme e se transformam em grandes pratos principais.

CLIQUE AQUI PARA VER O RAMEKIN EM FORMATO DE CORAÇÃO DA FOTO <3

PASSO 1

Preparar a travessa ou ramekin é fundamental. Para que o suflê cresça e suba pelos lados, assim como no centro do prato, ele precisa de algo para se agarrar, por isso, se você estiver fazendo um suflê salgado, unte bem o recipiente com manteiga e polvilhe os lados com farinha de rosca (ou pão ralado fino) ou parmesão finamente ralado. Sacuda para retirar o excesso. Para um suflê doce, unte as laterais com manteiga e polvilhe com açúcar. Ligue o forno para pré-aquecer à temperatura recomendada na sua receita. Refrigere os recipientes preparados até chegar a hora de enchê-los.

Dica!
Você pode usar qualquer travessa refratária que permita que o suflê cresça, então por que você não experimenta suas canecas de cerâmica Le Creuset – que são todas refratárias – se você não tiver ramekins individuais? Clique para ver todos os modelos de canecas Le Creuset.

PASSO 2

Se você está fazendo um suflê salgado, você estará usando um molho branco para a base. Use uma boa panela grossa que espalhe o calor uniformemente para que o molho não grude. Suflês doces geralmente exigem que você faça algum tipo de creme de confeiteiro como base para adicionar seu sabor ou algo como uma ganache de chocolate. Sabores cítricos, rum e café são deliciosas opções – aqui também, uma panela muito boa facilita muito o cozimento.

PASSO 3

Esta é a fase em que você está lidando com as claras e a coisa a lembrar é que adicionar ar é a chave! Bata as claras até que você tenha picos moles que apenas mantêm sua forma. Em seguida, junte suavemente as claras batidas no molho branco ou no creme de confeiteiro, tomando o cuidado de incorporar e reter o máximo de ar possível para obter um resultado final leve.

PASSO 4

Com cuidado, coloque a mistura nos ramekins preparados ou na travessa de suflê. Agora pegue uma faca ou seu dedo e corra ao redor da borda superior da mistura, na parte de dentro do recipiente. Isto garante um maravilhoso efeito de “cartola” quando o seu suflê subir enquanto cozinha.sufle-em-5-passos

PASSO 5

Coloque os ramekins cheios ou o prato de suflê em banho-maria para assar por 25 a 30 minutos até dourar e ficar inchado. O que é um banho-maria, você pode perguntar? Trata-se de uma técnica de cozimento à base de calor indireto. Ela é utilizada para preparar alimentos que não podem ferver e que exigem um cozimento lento e uniforme, sem o alto aquecimento que acontece com o contato direto com o fogo. Use uma assadeira ou travessa com laterais altas, coloque todos os ramekins nela e despeje água fervente de sua chaleira na assadeira até chegar na metade das laterais dos ramequins. Asse imediatamente no forno pré-aquecido.

sufle-em-5-passos
(CLIQUE PARA VER UMA SELEÇÃO DE RAMEKINS)

INSPIRAÇÃO

Aqui estão algumas combinações sofisticadas de sabores de suflê…

Salgados
Queijo azul e brócolis
Queijo de cabra e cebolinha
Gruyère e parmesão

Doces
Chocolate e amêndoa
Café e praliné
Baunilha e pistache

sufle-em-5-passos

(CLIQUE PARA VER UMA SELEÇÃO DE RAMEKINS DA MARCA FRANCESA EMILE HENRY)

SUFLÊ DE CHOCOLATE

200 g de açúcar
4 ovos
200 g de chocolate meio amargo
200 g de manteiga

Derreta o chocolate em banho-maria.
Derreta a manteiga.
Separe as claras das gemas e reserve as gemas.
Bata as claras até que elas fiquem em ponto de neve e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme homogêneo.
Por último, delicadamente adicione as claras em neve.
Adicione o chocolate e a manteiga derretida nesse creme.
Leve ao forno em banho maria por cerca de 10 a 15 minutos.
Sirva imediatamente.

Previous Post
25 de junho de 2018
Next Post
25 de junho de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts