Receitas Sopas

Sopa de Cebola

sopa_cebola

Nada melhor para aquecer uma noite fria do que uma clássica sopa de cebola – e uma taça de vinho, claro! A soupe à l’oignon, como chamam os franceses, é daquelas receitas que levam poucos e bons ingredientes, exatamente como pede a boa e velha culinária francesa. Cebola e um bom caldo – é basicamente com estes ingredientes que se prepara a base da sopa, que depois leva queijo e torrada como complemento. O prato pode ser servido como entrada em pequenos ramekins ou fazer as vezes de prato principal, em porção mais generosa.

Uma dica importante: grande parte do sucesso desta receita depende do caldo que você está usando, por isso vale a pena investir em uma versão caseira cheia de sabor.sopa_cebola

INGREDIENTES

100g de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 kg de cebolas cortadas ao meio e finamente cortadas
1 colher de chá de açúcar
4 dentes de alho em fatias finas
2 colheres de sopa de farinha de trigo
250 ml de vinho branco seco
1,5l caldo de sua preferência de legumes ou carne
4-8 fatias de pão francês
Sal e pimenta a gosto
1 folha de louro
folhas de sálvia (opcional)
140gr de queijo Gruyère ralado

Derreta a manteiga com o azeite em uma panela grande e pesada (as de ferro são excelentes opções! confira nossa seleção). Adicione as cebolas e frite com a tampa por 10 minutos até ficar macio.

Polvilhe com 1 colher de chá de açúcar, acrescente a folha de louro e cozinhe por mais 20 minutos, mexendo sempre, até caramelizar – as cebolas devem estar realmente douradas, cheias de sabor e macias quando este processo estiver completo. Tome cuidado para que elas não queimem!

Adicione o alho em fatias finas nos últimos minutos do tempo de cozimento das cebolas, polvilhe a farinha de trigo e mexa bem.

Aumente o fogo e continue a mexer enquanto adiciona gradualmente 250 ml de vinho branco seco, deglaçando com ele a panela. Em seguida, adicione o caldo, tampe e cozinhe por 15-20 minutos. Acerte o tempero, retire a folha de louro e desligue o fogo.

Para servir, toste 4-8 fatias de pão francês ou baguete em uma grelha. Distribua a sopa em sopeiras individuais (pode usar também ramekins ou cocottes). Coloque uma ou duas fatias de torrada em cima das tigelas de sopa e por cima o queijo ralado e uma folha de sálvia. Leve ao forno quente até o queijo derreter – caso prefira uma crosta mais dourada, deixe por mais tempo no forno.

sopa_cebola

Previous Post
14 de junho de 2019
Next Post
14 de junho de 2019

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts