Acontece

Soluções caseiras para o mofo

solucoes-para-mofo

A chegada de estações mais frias resultam em ambientes mais fechados e menos ventilados, condições propícias para o surgimento e proliferação de mofo. Fungos filamentosos vivem principalmente em lugares úmidos e escuros, sendo um problema comum em muitas residências e muitas vezes um transtorno também para sua saúde. Selecionamos algumas dicas caseiras para remover o crescimento de fungos em sua casa, mas lembre-se que eles podem causar manchas e danos estéticos e, dependendo do tamanho deste dano, pode não ser possível limpar um item para que sua aparência original seja restaurada. Se você não tem certeza sobre como limpar um item, ou se o item é caro ou de valor sentimental, talvez o melhor caminho seja consultar primeiro um especialista.

1. Água e sabão
Acredite ou não, sabão e água são eficazes na remoção de bolor se o crescimento não for muito profundo ou muito severo. Tudo o que você precisa fazer é esfregar a área afetada com sabão e água e finalizar com pano seco.

2. Alvejante
Alvejantes com cloro também são uma solução eficaz na remoção de mofo, mas vale lembrar que eles tem fortes propriedades oxidantes, portanto é importante manusea-los com cuidado e mante-los longe de crianças e animais de estimação. Limpe o ambiente mofado com uma solução de 100 ml de alvejante para cada litro de água. Deixe a solução agir no chão ou superfícies por 30 minutos e depois retire com um pano limpo ou esponja, mas certifique-se de não usar este método em superfícies que possam manchar ou reagir com o alvejante, incluindo metal, tecido e madeira.

3. Vinagre branco
Não apenas para remover o cheiro de mofo ou bolor, ele é também um ótimo ingrediente para matar e remover o mofo. No entanto, você precisa usar vinagre branco em sua forma pura, sem misturá-lo com água ou outros líquidos. Em alguns casos, o vinagre branco pode matar cerca de 82% do mofo, tornando-se uma solução caseira muito eficaz. Basta pulverizar o vinagre branco na área afetada e deixar descansar. Não lave a área uma vez que o vinagre tenha secado. Depois de algumas horas, o mofo e o cheiro ácido do vinagre desaparecerão. É preciso cuidado ao usar a solução em tecidos finos e outras superfícies que podem manchar.

4. Limão
Pode ser utilizado em roupas (inclusive coloridas) para retirar o mofo. Aplique suco de limão natural nas manchas, esfregue delicadamente e depois lave normalmente. Vale a pena consultar o guia de lavagem de cada peça antes de aplicar a solução.

5. Bicarbonato de sódio
Manchas de mofo pequenas podem ser retiradas com uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Basta aplicar a solução na parte afetada e deixar agir por 10 minutos. Depois, esfregue delicadamente com uma escovinha fazendo movimentos circulares, com cuidado para não estragar o tecido e lave normalmente.

Para evitar o problema

Trabalhar na prevenção é a melhor dica para manter o mofo longe de sua casa. Para isso, lembre-se de manter os ambientes ventilados e programar limpezas periódicas nos locais mais sujeitos a umidade, como closets e banheiro. Janelas devem estar abertas sempre que possível e roupas que são pouco utilizadas devem ser lavadas a cada três meses e depois guardadas com capas de TNT ou sacos a vácuo. Lançar mão de desumidificadores e anti mofos em gavetas e armários também é uma ótima ideia e saquinhos de sílica também são indicados.

Tudo para deixar sua casa limpa e organizada – confira agora mesmo nossa seção de Lavanderia.

Previous Post
19 de fevereiro de 2019
Next Post
19 de fevereiro de 2019

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts