Dicas Receitas

Pizza caseira

Para quem é apaixonado por pizza, prepará-la em casa pode levar a paixão a outro nível. A princípio parece trabalhoso e o cardápio do delivery tão tentador, mas nós garantimos: a pizza caseira vai te conquistar de vez! Além disso, o preparo pode virar um animado programa em família ou com os amigos. Reuna todo mundo, separe os ingredientes e transforme-se no melhor pizzaiolo do bairro! Aqui vão algumas dicas:

Use uma pedra para assar
Uma das coisas mais simples que você pode fazer para melhorar sua pizza em casa é investir em uma pedra de pizza. É importante pré-aquecer a pedra da pizza no forno para que a massa obtenha todo o benefício do calor uniforme e instantâneo da pedra. Mesmo as massas de pizza congeladas podem ficar melhores quando assadas em uma pedra de pizza.

Faça a sua própria massa
É simples, você precisa de poucos ingredientes e o sabor e a textura são incomparáveis. Você pode escolher a espessura da massa e da borda, brincar com os tamanhos e formatos e ainda pode fazer bastante massa de uma vez e congelá-la para usar depois. Para isso, basta retirá-la do freezer na noite anterior, mantendo-a na geladeira e, retirar de lá um pouco antes de iniciar o preparo.

Temperatura do Forno
O mais quente é melhor ao assar pizza, especialmente se você estiver preparando uma pizza tradicional mais fina. Experimente tempos e temperaturas e veja o que acontece. As bases com crostas mais grossas não funcionarão tão bem em alta temperatura, pois o exterior irá cozinhar mais rápido do que o interior, deixando o exterior crocante e o interior pouco cozido. Use um timer e faça seus testes.

Pequeno é o novo grande
As pizzas individuais são fáceis de assar em uma pedra de pizza, fáceis de cortar e servir e uma ótima escolha quando cada um quer um recheio diferente!

Além do molho de tomate
Ok, molho de tomate é o clássico, sim, mas você pode considerar outras opções para a base da sua pizza. Que tal uma salsa picante ou até mesmo um chutney?

Queijo, queijo, queijo!
O queijo tradicional para a pizza é a mussarela, mas existem muitas outras grandes variações. Experimente brie, queijos de mofo azul, parmesão, provolone e adicione sabores diferentes a uma pizza. Mude o queijo na sua pizza favorita e você muda toda a experiência.

Seja criativo
Sobras viram ótimos recheios para pizza. Sobrou um pouco de frango desfiado? Uma pontinha de peito de peru? Vasculhe a geladeira e garantimos que você encontrará diversas opções novas e criativas para sua pizza.

Sabor extra
Uma vez que a pizza sai do forno você ainda pode acrescentar um pouco de pimenta calabresa, azeite e ervas frescas. O calor residual irá cozinhar parcialmente as ervas, trazendo seu sabor à pizza sem perder alguns dos seus aromas mais delicados.


#Receita
MASSA BÁSICA PARA PIZZA

6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
1/4 xícara (chá) de azeite
farinha de trigo para polvilhar a bancada
azeite para untar a tigela

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos.

Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.

Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.

Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.

Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês.

OBS: se a massa estiver no congelador, deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

(fonte: Cozinha Prática)

Previous Post
31 de outubro de 2017
Next Post
31 de outubro de 2017

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts