Dicas

Pequena cozinha, grandes ideias

Pequenos espaços podem ser difíceis de manter organizados, mas não é preciso deixar que um espaço apertado se transforme em um ambiente bagunçado! Algumas dicas são ótimas para maximizar o espaço e criar uma cozinha organizada.

1. Aproveitamento máximo de espaço
Na despensa ou armário, mantenha os mantimentos organizados. Crie uma rotação de seus enlatados, produtos secos e especiarias, de modo que você use sempre o ítem com menor prazo de validade, evitando assim o desperdício de ítens expirados. Não deixe espaço sem uso e não se esqueça de usar os menores cantinhos para tirar o máximo proveito da sua cozinha. Uma gaveta logo abaixo na pia, por exemplo, é uma maneira útil de armazenar esponjas e ítens de limpeza e organização que tomariam espaço na bancada da pia.  Não esqueça também dos espaços desprezados, como as laterais dos armários – com ganchos viram o espaço perfeito para receber utensílios difíceis de armazenar. Organizadores de acrílico também são uma excelente opção para gavetas e armários pois criam nichos e são fáceis de remover ou mudar de lugar.

2. Tire proveito da cor
Para um espaço pequeno cores claras e neutras como branco e cinza são ótimas para dar sensação de amplitude. Com uma base neutra, abuse do colorido dos objetos e utensílios e crie um ambiente alegre, claro e harmonioso. Sempre que possível, usufrua da luz natural – ela diminui a sensação de lugares apertados.

3. Use espaços verticais
Em cozinhas menores, o espaço dos armário e gavetas pode ser limitado, então fique ligado em seu espaço vertical. Barras de inox por exemplo são ótimas para pendurar utensílios de cozinha maiores que, de outra forma, ocupariam muito espaço na gaveta. Além disso, portas de armários podem receber organizadores cromados e servir para armazenar tampas, tábuas de corte e até temperos que são mais utilizados.

4. Amplie o espaço
Se você tem espaço de cozinha limitado, faça uso de outros cômodos para receber alguns ítens. Algumas peças e utensílios podem ter outras funções, como uma jarra que vira vaso na sala de jantar por exemplo, ou a bandeja que fica com as garrafas no bar, canecas, garrafas e potes também podem ganhar espaço decorativo na sala. E o que dizer daqueles aparelhos que são usados poucas vezes ao ano? Uma panela de fondue por exemplo pode ser armazenada fora da cozinha, o mesmo vale para seladoras e outros utensílios de uso esporádico.

5. Mantenha a ordem
Pode parecer estranho, mas manter a cozinha limpa é uma ótima dica de otimização de espaço. Um espaço pequeno precisa ser organizado e fácil de usar e isso não combina com uma pia cheia de louças ou armários bagunçados. Não deixe que a louça se acumule e ocupe espaços preciosos na bancada da pia e mantenha sua despensa sempre verificada – ítens vencidos muitas vezes ocupam espaços preciosos. Ao retirar algo do armário, devolva-o ao mesmo lugar.

Clique aqui para ver uma seleção de ítens para organizar sua cozinha.



(foto: trabalho da organizer @graguarita com ítens Utilplast – Instagram)

Previous Post
17 de julho de 2017
Next Post
17 de julho de 2017

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts