Petiscos Receitas

Patês para petiscar

patê

Você sabia que aquele patêzinho que passamos no pão tem origem lá na Antiguidade? Desde aquela época os egípcios apreciavam a carne saborosa dos patos que migravam no inverno em uma espécie de pasta e gregos e romanos utilizavam o fígado de ganso, também em formato pastoso, para confeccionar pratos. Apesar de alguns países se considerarem os donos desta criação, foi mesmo na França, quando a região do sudoeste começou a produzir o foie gras (fígado de ganso), que o patê ganhou fama mundo afora. Aliás, o nome vem do francês pâté, de “pasta”, e é exatamente disso que se trata esse prato tão coringa – uma pastinha saborosa para acompanhar o pão, a torrada, vegetais… as possibilidades são muitas!

Na hora de reunir os amigos e a família o patê faz bonito no petisco e pode ser utilizado com muita criatividade. Facílimo de preparar e de servir, permite mil combinações de sabores e vai bem com outros clássicos do petisco, como torradinhas, crostinis e grissinis.

Basicamente tudo vira patê, basta que se utilize uma base neutra como ricota, requeijão, iogurte e até tofu para versões veganas. Os demais ingredientes podem variar a vontade – vegetais, queijos, carnes, ervas… o tempero pode ser bem básico: sal, pimenta e azeite já garantem um patê bem temperado e equilibrado. Há também versões de origem árabe, feitas com grão de bico e berinjela, que viram ótimos petiscos.

Dica:
Deixe para temperar somente na finalização e prove sempre o patê frio antes de servir, que é quando dá para perceber melhor os aromas e sabores.

Três receitas para receber
pates

PATÊ DE BETERRABA

1 beterraba ralada ou picada
1/2 xícara de ricota fresca
1 dente de alho
Suco de 1 limão grande
4 colheres de azeite
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
1 copo de água

Bata tudo no liquidificador ou processador, acrescentando a água aos poucos até obter uma pasta lisa  homogênea. Sirva regado com azeite extra virgem.

 

PASTA DE GRÃO DE BICO (HOMUS)

1 kg de grão de bico cozido e escorrido (reserve 1/2 xícara da água do cozimento)
4 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
2 dentes de alho amassados
Suco de limão a gosto
Azeite o quanto baste
Sal a gosto

Bata o grão de bico cozido no liquidificador com um pouco da água do cozimento (acrescente a água aos poucos pois o resultado não deve ser um creme muito mole). Reserve.
Misture bem o tahine com o limão, sal e o alho amassado, batendo com um garfo até ficar homogêneo. se necessário acrescente um pouco de água.
Junte o azeite e o creme de grão de bico batido e misture bem. Prove o tempero e acrescente mais sal ou limão se necessário.
Na hora de servir r
egue com mais um pouco de azeite e enfeite com folhas de hortelã ou salsinha picada. Sirva com pão sírio, italiano ou torradas.

 

PASTA DE ABACATE

1 abacate médio maduro
2 colheres (sopa) de iogurte
2 dentes de alho grandes
Suco de 1/2 limão
Sal e pimenta a gosto
Folhas de hortelã para decorar

Retire a polpa do abacate com a ajuda de uma colher.  Em um processador ou mixer, coloque o abacate o alho o sal e o suco do limão.
Junte o iogurte, misture bem e prove o tempero, ajustando se necessário.
Sirva frio decorado com folhinhas de hortelã.

 

Previous Post
5 de junho de 2018
Next Post
5 de junho de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts